Dia das flores, frutos, sombra, saúde, oxigênio

Brunno Brugnolo - Metro Curitiba


Fundamental para o meio-ambiente e o nosso bem- -estar, embora muitas vezes negligenciada, a árvore faz “aniversário” hoje, antecedendo a chegada da primavera. Criada para promover a importância da preservação e reflexões sobre as consequências do desmatamento, a data é motivo de algumas ações, como plantios e doação de mudas (leia mais abaixo).

Em Curitiba, a prefeitura diz ter intensificado os plantios desde o início do ano passado. Em pouco mais de um ano e meio foram quase 50 mil novas árvores nas ruas, parques, praças e bosques da cidade.

“As árvores são responsáveis por auxiliar na purificação do ar com a redução da poluição e a controlar a temperatura urbana. Além disso, promovem bem-estar ao manter a umidade relativa e amenizar os ruídos da cidade”, explica o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

No Horto Municipal da Barreirinha, a prefeitura cultiva cerca de 125 espécies que posteriormente abastecem as ruas, áreas verdes, plantios comunitários em mutirões para áreas de proteção ambiental, entre outras áreas públicas do município, além de doação de mudas.

Desde agosto do ano passado, por exemplo, a cidade tem o programa “Adote uma Árvore”, no qual qualquer morador pode ajudar a plantar árvores solicitando uma muda pelo 156. Feito o pedido, técnicos da prefeitura vistoriam a área e sugerem as espécies mais adequadas para o local pretendido. Após essa vistoria, que pode acontecer dentro de uma semana, o solicitante será informado e poderá retirar a muda, as instruções de plantio e o certificado do Adote uma Árvore diretamente no Horto da Barreirinha.

Em um ano de programa, foram 185 pedidos, ou um a cada dois dias.

Previous ArticleNext Article