Londrina libera reabertura de bares a partir desta sexta-feira

Rafael Nascimento


Os bares de Londrina poderão reabrir a partir desta sexta-feira (25). O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Marcelo Belinati, recém-recuperado da covid-19, em suas redes sociais. Na contramão dos bares, parques e praças permanecem fechados na cidade até o dia 05/10.

A medida de liberar a reabertura dos bares na cidade, que poderão operar até 22h e com restrição de 50% da capacidade, foi justificada com o balanço das medidas restritivas adotadas por Londrina nas últimas duas semanas. De acordo com Belinati, a média móvel da transmissão do vírus caiu de 157 para 136 novos casos por dia. O secretário de saúde Felippe Machado também participou da transmissão.

“Isso prova que os pontos críticos de transmissão não são o comércio, as lotéricas, os shoppings e o transporte público. As pessoas usam máscaras nestes locais e permanecem pouco tempo neles. Os locais de risco são as baladas, as festas, os eventos em chácaras e os jogos de futebol. Os frequentadores desses eventos, que são em sua grande maioria jovens, ficam aglomerados por horas nestes lugares, sem usar máscaras”, destacou Belinati.

Ainda de acordo com o prefeito, também houve redução em outros índices em Londrina, incluindo a porcentagem de leitos de enfermaria ocupados, que diminuiu de 49% para 28%, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que caiu de 84% para 63%, e o número de atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que diminuiu de 379 para 322 casos por dia.

COMÉRCIO COM NOVO HORÁRIO; PARQUES FECHADOS

Marcelo Belinati também divulgou novas regras para o funcionamento do comércio em Londrina. A partir da próxima segunda-feira (28), o comércio funcionará das 10 às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, os estabelecimentos ficarão abertos das 9 às 13h. Já os shopping centers poderão abrir de segunda a sexta-feira, das 11 às 22h. 

Por outro lado, parques, praças e áreas de lazer do município continuam interditados até o dia 5 de outubro. Festas em chácaras seguem proibidas, com multa de R$ 10 mil para quem desrespeitar esta regra.

“ESTOU RECUPERADO”

O anúncio da reabertura de bares e flexibilização do horário do comércio em Londrina acontece exatamente 10 dias depois que Marcelo Belinati confirmou, também pelas redes sociais, ter contraído o novo coronavírus.  “Como já ocorreu com mais de 4 milhões de brasileiros, também fui contagiado pela covid-19. É consequência de contato diário que mantenho com grande número de pessoas de todos os segmentos. Ficarei em casa, seguindo recomendações médicas, de onde despacharei os assuntos de interesses dos londrinenses. Agradeço a todos pela compreensão e orações”, disse Belinati, à época.

Durante a live dessa quinta-feira, o prefeito londrinense agradeceu as mensagens recebidas desejando melhoras e garantiu estar recuperado da doença.

NOVOS CASOS CONFIRMADOS

De acordo com boletim atualizado pela Prefeitura de Londrina, a cidade registrou 110 novos casos confirmados da covid-19 nesta quinta-feira. Com isso, chega a 9.391 o total de diagnósticos positivos na cidade. Desse total, 8.906 pessoas já se recuperaram da doença.

A Prefeitura também confirmou a morte de mais três pessoas pelo novo coronavírus, que já vitimou 245 londrinenses.

Previous ArticleNext Article