Prefeitura faz leilão de novo lote de certificados de potencial construtivo da Linha Verde

Angelo Sfair - BandNews FM Curitiba


Está marcado para quarta-feira da semana que vem, dia 8, o leilão de um novo lote de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) da prefeitura de Curitiba. A venda de 30 mil certificados faz parte do plano de transformação urbanística da Linha Verde.

O leilão será realizado pela B3 (antiga Ibovespa), com coordenação do setor de investimentos do Banco do Brasil. A participação é aberta, entre 12h30 e 12h45 do dia 8 de maio. Podem ser negociados certificados de potencial construtivo estimados em R$ 10 milhões.

Os leilões estão previstos em lei e têm sido realizados, em média, uma vez ao ano. Desde 2012, só não foram realizadas vendas de potencial construtivo em 2013 e 2015. O objetivo da Operação Consorciada da Linha Verde é transformar o trecho urbano da rodovia – do Atuba, em direção ao Norte; do Pinheirinho, em direção ao Sul. As diretrizes de crescimento e desenvolvimento da região foram estabelecidas em uma lei do final de 2011. De 2012 até agora, cerca de R$ 40 milhões em potencial construtivo foram negociados em leilões.

Os Cepacs – ou certificados de potencial adicional de construção – são concedidos pelo município, que recebe uma contrapartida financeira. Enquanto a iniciativa privada recebe os direitos adicionais de construção, o poder público levanta recursos que podem ser usados, por exemplo, para investimentos em infraestrutura da mesma região.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="616302" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]