Apenas quatro cidades do Paraná são 100% transparentes no combate à pandemia

Redação


Um levantamento publicado nesta quinta-feira (24) pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) indica que apenas quatro dos 399 municípios do estado alcançaram 100% de transparência no combate à pandemia da covid-19: Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais.

A avaliação do órgão de controle foi realizada entre os meses de agosto e setembro com base nos dados dos portais da transparência dos municípios e sites governamentais – entre os pontos observados pelo TCE-PR estão a publicação de boletins epidemiológicos diários e se são disponibilizados endereços e informações de contato para o atendimento médico de casos suspeitos ou confirmados de covis-19, por exemplo.

De acordo com o estudo, as prefeituras paranaenses atenderam, em média, 60,7% dos critérios observados pelo TCE-PR. Além dos quatro municípios com 100% na aferição, 187 cidades tiveram pontuação acima da média citada – entre eles, Curitiba, com 92%. O pior resultado foi identificado em Nova Aliança do Ivaí, no Noroeste do estado (16,25%). 

O levantamento do TCE-PR também aferiu a transparência do Governo do Estado no combate à pandemia do novo coronavírus. O desempenho estadual foi de 65,25%.

Os dados completos da pesquisa podem ser conferidos na página do TCE-PR.

Previous ArticleNext Article