Guardas Municipais aprovados em concurso são chamados pela Prefeitura

Redação e Assessoria

Está em andamento a convocação de 171 candidatos que foram aprovados em concurso público para vagas de guardas municipais na Prefeitura de Curitiba. Deles, 101 já estão na segunda etapa do chamamento, que prevê a realização dos exames médicos admissionais e a entrega da documentação. Outros 70, chamados neste mês, estão na fase de investigação de conduta. Todos eles devem ser nomeados em março de 2019.

Os candidatos podem acompanhar o andamento do processo de convocação pela internet. O canal oficial de comunicação entre os candidatos e a Secretaria de Recursos Humanos é o site www.curitiba.pr.gov.br, no link concursos públicos.

Neste ano, já foram chamadas 60 pessoas para a Guarda Municipal – 59 foram nomeadas e se preparam para assumir a função. No início de 2019, outros 170 serão convocados, totalizando 400 pessoas. Todos os convocados foram aprovados em concurso público feito em 2015.

“Com esta convocação, o prefeito Rafael Greca, cumpre o compromisso de chamar os 400 candidatos aprovados no concurso feito na gestão anterior, mas que não foram convocados”, afirma o secretário de Administração  e Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves.


Ele afirma que a definição do cronograma para o chamamento foi possível devido à atual disponibilidade orçamentária do município.

Preparação especial

O secretário explica que, devido à complexidade da atividade e das especificidades do cargo, tanto a aprovação em concurso público quanto o chamamento têm várias etapas a serem seguidas.

Uma vez convocados, eles passam pela investigação de conduta, exame médico admissional, entrega da documentação exigida conforme o edital, e exame toxicológico, contratado e pago pelo candidato.

Após a nomeação, todos precisam passar pelo curso de formação técnico-profissional no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, com 740 horas-aula e provas ao fim de cada módulo. A realização do curso ocorre durante o primeiro período do estágio probatório.

Também faz parte desta etapa o estágio supervisionado por guardas mais experientes. Só depois de aprovado em todas as fases o candidato assume as funções. O grupo de 171 candidatos chamados deve fazer o curso de formação a partir de maio de 2019.

A superintendente da Secretaria de Recursos Humanos, Luciana Varassin, afirma que a equipe de RH tem grande expectativa em relação aos novos servidores da Guarda Municipal aprovados neste que foi o nono concurso público para o cargo.

“Esperamos que os 400 candidatos aprovados chamados tenham interesse e assumam os postos de trabalho para o bem da cidade de Curitiba. Para isso, temos que atender a todas as etapas definidas para o concurso no edital”, diz ela.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook