Cinco escolas seguem ocupadas por estudantes no Paraná

Cinco colégios estaduais estão ocupados por estudantes na região metropolitana de Curitiba nesta quarta-feira (5), em pr..

Mariana Ohde - 05 de outubro de 2016, 10:14

Cinco colégios estaduais estão ocupados por estudantes na região metropolitana de Curitiba nesta quarta-feira (5), em protesto contra a reforma no ensino médio prevista em Medida Provisória apresentada pelo governo federal.

De acordo com a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas além do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, ocupado na noite da segunda-feira (3), as ocupações se estenderam na noite de ontem (4) para o Elza Sheren Moro e o Afonso Pena. Além dessas instituições, a própria Secretaria de Estado da Educação confirma que o movimento de alunos também mantém ocupados o Herbert Souza e o Costa Viana.

Todos os cinco colégios ficam em São José dos Pinhais. Não há previsão de liberação dos prédios por parte dos alunos e as aulas estão paralisadas.

Além dos atos de ocupação, estudantes também fazem protestos em frente às escolas e há manifestação na região central, na praça Santos Andrade, local tradicional de mobilizações populares da cidade, como parte do ato nacional contra as mudanças na educação.

Sem diálogo

De acordo com a Secretaria de Educação, até o momento, os estudantes que participam das ocupações não aceitaram dialogar com a pasta e mais tentativas serão feitas nos próximos dias. Se um canal de comunicação não for estabelecido, o governo do estado já confirma que vai pedir reintegração de posse na Justiça.

Reposição das aulas

Cada escola é responsável por elaborar os próprios calendários de reposição, que precisam estar de acordo com a obrigatoriedade de 200 dias letivos e 800 horas/aula no ano.

Protestos em Curitiba

Cerca de 60 escolas estaduais de Curitiba e região metropolitana realizaram manifestações nesta terça-feira (4) contra as mudanças. Em São José dos Pinhais, os alunos realizaram a primeira ocupação em uma escola estadual contra as medidas de Temer.

Nesta quarta-feira (5), deve ser realizada uma mobilização nacional e, em Curitiba, os alunos devem se reunir na Praça Santos Andrade. Alguns dos colégios paralisaram as atividades e os alunos não devem voltar para a sala de aula antes de uma resposta do governo.

Secretaria promove debates sobre as mudanças

A Secretaria de Estado da Educação vai realizar uma série de encontros no estado para debater as mudanças no ensino médio propostas pelo governo federal através de uma Medida Provisória (MP). No dia 13 de outubro, serão realizadas reuniões nas 32 regionais da Educação no Paraná e a participação é aberta à toda comunidade: pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação.