Circocan estreia espetáculo com linguagem coletiva e contemporânea

Pedro Ribeiro


 

Em junho, o Circocan estreia seu novo espetáculo, SOMOS, com apresentações em Florianópolis e Curitiba. A produção é fruto do projeto de formação promovido pela companhia em Florianópolis, premiado pela Funarte através do Prêmio Carequinha, e foca no desenvolvimento do circo contemporâneo, linguagem ainda pouco explorada no Brasil.
SOMOS é resultado de 6 meses de dedicação do Grupo de Formação em Circo, programa de treinamento e qualificação profissional que reúne artistas de todo o Brasil. Segundo Pedro Mello, diretor geral do Circocan, “ o espetáculo difere-se bastante dos espetáculos tradicionais de circo, uma vez que busca uma força maior no coletivo, nas ações em conjunto, do que na virtuose dos atos e performances individuais.”

O grande desafio na concepção e criação de SOMOS foi a realização de um espetáculo em que os artistas não deixassem o palco em momento algum, estando sempre em cena.
São 50 minutos intensos, em que o grupo gere as ações coletivas transitando entre as várias técnicas circenses sem perder suas individualidades; mas, ao mesmo tempo, evitando que elas se sobreponham a força do conjunto.

O espetáculo, dirigido por Adilso Machado, destaca-se pela intensidade e espontaneidade das ações coletivas. O poder, e sobretudo a responsabilidade de todos, traz à tona o conceito de entropia, com acrobacias circenses intensas geradas e geridas pelo grupo e potencializadas pela energia do sistema.

SERVIÇO
Espetáculo: SOMOS – Circocan

Florianópolis – Teatro Pedro Ivo

Pré-estreia (Imprensa e convidados) – 14 de Junho – 20h:00

Estreia aberta ao público – 15 de Junho – 20h:30

Ingressos: R$ 40,00 / R$ 20,00 meia

Curitiba – Teatro do Colégio Estadual do Paraná
Sessão para alunos do Colégio, convidados e imprensa – 17 de Junho 15h:30

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal