Clima do Paraná pode subir 5,6°C nos próximos 25 anos

Jordana Martinez


Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério do Meio Ambiente mostra que o Paraná poderá apresentar dias mais secos e quentes nos próximos 25 anos.

Os dados são de um estudo inédito, que avaliou a vulnerabilidade de 399 municípios paranaenses à mudança do clima. O Paraná foi o estado escolhido para representar a região sul do Brasil neste levantamento, que é nacional.

De acordo com as projeções feitas, a região nordeste do estado poderá ter um aumento de até 5,6°Centígrados na temperatura e uma diminuição de 18% no volume de chuvas.

Em Curitiba e região metropolitana, a temperatura poderá aumentar mais de 3°Celsius no período de 2041 a 2070. Também vai aumentar, em até 30%, o número de dias seguidos sem chuva. No entanto, a precipitação se mantém quase a mesma ao ser comparada com a atualidade, apresentando um incremento de até 2%. Esse cenário ocorre por causa da concentração do volume de chuvas em espaços curtos de tempo, possibilitando o aumento de eventos extremos e doenças associadas ao clima.

A apresentação dos resultados sobre a pesquisa ocorrerá durante o Seminário Indicadores de Vulnerabilidade à Mudança do Clima, que será realizado nesta terça-feira (11) em Curitiba.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="390414" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]