A Receita Federal apreendeu hoje (12) um contêiner com cerca de 220 kg de pasta base de cocaína no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. Foi a primeira ação deste tipo em 2021.
De acordo com a Alfândega, a droga foi descoberta após análise de scanners. A carga que orginalmente transportaria madeira para o Porto de Antuérpia, na Bélgica, estava contaminada.
Considerando que a cocaína foi encontrada em forma de pasta base, é possível antecipar que os 220 kg apreendidos se transformariam em um volume de droga consideravelmente maior quando fosse manipulado no continente europeu.
Conforme os agentes portuários, foi utilizada a técnica rip-on/rip-off, na qual os criminosos colocam a cocaína no contêiner sem o conhecimento do exportador.
Ninguém foi preso. O caso foi repassado à Delegacia da Polícia Federal em Paranaguá, que agora fica responsável pelas investigações.
Em 2020, de janeiro a dezembro, mais de sete toneladas de cocaína foram apreendidas no Porto de Paranaguá.
No ano passado, a Operação Entreprise desmantelou um esquema de tráfico internacional de drogas. Na ocasião, foram cumpridos 30 ordens de prisão a foram apreendidos cerca de R$ 500 milhões em bens.