Com apoio do Amigos do HC, hospital ganha Centro Obstétrico humanizado

Angelo Sfair - BandNews FM Curitiba


 

O novo Centro Obstétrico do Hospital de Clínicas (HC) já está funcionando. Renovado, o espaço agora é mais acessível e moderno. As reformas também permitem a realização de partos humanizados para as gestantes que assim desejam dar à luz. As reformas foram viabilizadas pela organização Amigos do HC, que captou mais da metade do total investido nas obras.

O presidente da associação, Pedro de Paula Filho, conta que o Centro Obstétrico também ganhou mais 650 metros quadrados.”Contempla cinco salas de cirurgias, as salas pós-atendimento, inclusive para mulheres e mães portadoras de necessidades especiais. Temos agora suítes com banheiras de hidromassagem para os partos humanizados. Isso vai trazer mais condições de atendimento para a parturientes e para a sociedade em geral. Todos os nosso paranaenses que nascerem no hospital, estão terão acesso à condições físicas de atendimento”, diz ele.

A associação Amigos do HC, como parte da sociedade civil organizada, diz ter como missão buscar pessoas e empresas interessadas a ajudar o complexo. “Especificamente as novas instalações do centro obstétrico, nós começamos ano passado o projeto. Fomos buscar parceiras porque o custo aproximado foi de R$1 milhão e 200 mil reais”, conta.

No momento em que as universidades federais sofrem com a precarização – como o corte de 30% na verba para custeio e investimentos das instituições federais anunciado pelo MEC – Pedro de Paula Filho reforça que o Hospital de Clínicas pertence à UFPR e que todos os serviços oferecidos à população são gratuitos.

A associação Amigos do HC destaca que as melhorias também ajudam a capacitação dos profissionais. “Cada equipamento, cada melhoria que você coloca no hospital reflete na qualidade oferecida ao paciente e para o familiar que o acompanha. Mas acima de tudo, melhora a formação dos profissionais que estudam aqui. Médicos, enfermeiros, técnicos, usam essa estrutura para a formação”, lembra.

Uma cerimônia realizada hoje (10) pela manhã celebrou a entrega da revitalização do Centro Obstétrico. O espaço agora conta com cinco salas cirúrgicas com piso condutivo; sala de Recuperação Pós Anestésica; quatro salas para pré-parto, parto e pós-parto; sala de tratamento para gestantes de alto risco e sala de reanimação de recém-nascidos.

Previous ArticleNext Article