Geral
Com baixa procura, vacinação com bivalente é ampliada em Curitiba

Com baixa procura, vacinação com bivalente é ampliada em Curitiba

O novo chamamento inclui pessoas com 70 anos ou mais no cronograma de vacinação, além daqueles que vão completar essa idade no decorrer de 2023

Redação - quarta-feira, 8 de março de 2023 - 19:02

A partir desta quinta-feira (9) pessoas nascidas até 1953 podem receber a vacina bivalente anticovid em Curitiba. O novo chamamento inclui pessoas com 70 anos ou mais no cronograma de vacinação, além daqueles que vão completar essa idade no decorrer de 2023. 

A decisão de ampliar o público para receber o imunizante foi tomada por causa da baixa procura pela vacinação bivalente, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Para receber a vacina bivalente é necessário ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente anticovid e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação. A vacina estará disponível em 107 postos de saúde, das 8h às 17h. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

VACINAS BIVALENTES

As vacinas bivalentes têm na composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção.

“Essas vacinas são consideradas mais atualizadas e, por isso, mais eficazes. Elas reduzem mais a probabilidade de quadros graves e morte porque protegem contra a Ômicron e suas subvariantes, que estão circulando no momento”, explica o diretor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, lembra que o vírus da covid-19 ainda circula . “A covid-19 ainda mata, em média, em Curitiba uma pessoa por dia. O que é ainda muito preocupante. Normalmente, o perfil é de pessoa idosa e com comorbidade. Por isso, a importância desse público receber esse reforço”.

CONVOCAÇÕES PARA A BIVALENTE EM CURITIBA

A aplicação da bivalente em Curitiba começou em 27 de fevereiro, com a vacinação dos acamados e moradores de instituições de longa permanência. Esse público está sendo vacinado diretamente nas residências pelas equipes de saúde.

Além disso, a SMS convocou, a partir de 4 de março, os idosos nascidos até 1938 – contemplando aqueles de 85 anos ou mais, público formado por 14 mil pessoas. No entanto, até agora somente 3.643 compareceram.  

Também já foram convocados os imunossuprimidos com 12 anos ou mais, de forma escalonada. O calendário pode ser conferido aqui.

 

Compartilhe