Com escolas ocupadas, 44 mil candidatos não farão o Enem neste fim de semana

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste sábado e domingo (5 e 6) nos locais que não for..

Mariana Ohde - 05 de novembro de 2016, 08:15

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas neste sábado e domingo (5 e 6) nos locais que não foram ocupados pelos estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, e Medida Provisória (MP) 746, que prevê a reforma do ensino médio.

Já os candidatos que tiveram seus locais de prova ocupados farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.

No Paraná, dos 400 mil inscritos, 44 mil tiveram as provas adiadas por conta das ocupações em 77 escolas. O número, atualizado nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC), representa 11,29% das escolas do estado.

A lista com os locais em que a prova será cancelada neste final de semana (5 e 6), está disponível na internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A alteração das datas, e consequente aplicação de provas diferentes para os candidatos que farão o exame em dezembro, motivou, nesta semana, um pedido do procurador da República, Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, para adiar o exame para todos os candidatos do país. Porém, o pedido foi negado pela Justiça Federal no Ceará e as provas foram mantidas neste fim de semana.

Em todo o Brasil, o Enem será adiado para 240,3 mil estudantes que tinham as provas agendadas em 364 escolas. Há ocupações em 18 estados e no Distrito Federal.

Horário de aplicação do Enem 2016

Hoje (5), os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam às 13h30.

No primeiro dia, serão aplicados os exames de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia.

No segundo dia, os estudantes vão responder as questões de linguagens e códigos, redação, matemática e língua estrangeira. A duração será de cinco horas e meia no domingo.

Dicas para o Enem

“Como os candidatos não poderão fazer intervalo para lanchar, é permitido e indicado que levem lanches leves e água para se alimentarem enquanto realizam o exame. Também é importante que os candidatos façam o percurso até os locais das provas com antecedência para conhecer o trajeto e horários dos ônibus e, assim, evitar atrasos. O ideal é chegar uma hora antes no dia das provas”, orienta a superintendente da Educação do Paraná, Fabiana Campos.

Outra recomendação é que os candidatos levem o cartão de confirmação no dia dos exames para verificação do endereço do local das provas. Nesse ano, os estudantes também vão passar pela coleta de dados biométricos nos dois dias de prova.

A pontuação no exame pode ser usada pelos candidatos em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidade públicas, e Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem também classifica os melhores candidatos para bolsas de intercâmbio através do programa Ciências sem Fronteira e contratos com o Financiamento Estudantil (Fies).