Com previsão de mais frio, equipes da Prefeitura reforçam atendimento aos moradores de rua

Lorena Pelanda e Assessoria


Os próximos dias devem ser mais gelados no Paraná.

A partir desta sexta-feira (24), a Fundação de Ação Social (FAS) vai intensificar a abordagem social noturna a pessoas em situação de rua.

A temperatura mínima que serve de alerta para a FAS intensificar a abordagem social nas ruas é de 9ºC. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas mínimas mais acentuadas acontecerão no domingo e na segunda-feira, respectivamente com 5ºC e 3ºC. Na madrugada de sábado a mínima esperada é de 8ºC.

Noites geladas

Das 18h e 23h, em kombis, educadores sociais percorrerão todas as regiões da cidade em busca de pessoas que dormem ao relento.

Os locais de abordagem são determinados pelas equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop). As equipes também passarão nos pontos notificados à Central 156 da Prefeitura.

Na Regional Matriz, que concentra 60% desse público, haverá busca ativa no eixo histórico da cidade – das Ruínas de São Francisco até as praças Tiradentes e Santos Andrade -, além das praças do Japão, Rui Barbosa, Espanha, Osório, Carlos Gomes, Santos Dumont, Generoso Marques, 29 de Março e 19 de Dezembro. Ainda farão parte do roteiro a Rodoferroviária, o Viaduto do Capanema, Mercado Municipal e Passeio Público.

(CRÉDITO/ DANIEL CARON)

Camas limpas e quentes

Quem aceitar o pernoite será levado às casas de passagem Jardim Botânico, Rebouças, Bairro Novo ou Plínio Tourinho. Nesses locais, as pessoas em condição de rua também podem tomar banho e se alimentar, além de receber roupas limpas. Haverá acomodações também para os animais de estimação.

Juntos, esses locais concentram 520 das 907 vagas existentes nas 12 unidades oficiais de acolhimento do município para a população em situação de rua. Se essas vagas forem insuficientes, o excedente poderá ser levado a uma das seis unidades conveniadas à Prefeitura, que garantem mais 281 vagas.

 

Previous ArticleNext Article
Lorena Pelanda
Coordenadora de jornalismo da rádio BandNews FM Curitiba