Com reunião agendada com Richa, MST encerra bloqueio de estradas

Roger Pereira


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra afirma que conseguiu agendar para segunda-feira (23) uma reunião com o governador Beto Richa para tratar de uma pauta de reivindicações e deve encerrar as manifestações em rodovias. Desde ontem, um grupo de 200 sem-terra protesta na BR-277 em Nova Laranjeiras e nas praças de pedágio em Arapongas, BR-369, e Mandaguari, na BR-376. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o MST encerrou os protestos às 20h.

Os protestos começaram ontem (quarta-feira, 18), quando 500 policiais militares começaram a cumprir uma ordem de reintegração de posse de uma fazenda em Santa Terezinha do Itaipu, Oeste do Paraná. A PM deu dois dias que os acampados retirassem os pertences. O MST divulgou uma carta em que pede que a Secretaria da Segurança Pública do Paraná suspenda imediatamente todas as reintegrações de posse.
Cerca de 4,5 mil pessoas do MST ocupam a fazenda Santa Maria, em Santa Teresinha do Itaipu, desde o dia 18 de março, para “denunciar desvio de recursos públicos e reivindicar à área para a reforma agrária”. A fazenda ocupada pertence aos irmãos Licínio de Oliveira Machado Filho, presidente da Etesco, e a Sérgio Luiz Cabral de Oliveira Machado, ex-presidente da Transpetro. Segundo o MST, a área foi ocupada porque ambos foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do lobista Fernando Moura, durante as investigações da Operação Lava Jato. Em delação, o lobista Fernando Moura disse que Licínio indicou Renato Duque para diretoria de Serviços da Petrobrás. Duque foi condenado a 28 anos e oito meses de prisão por corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro por participação no esquema de desvios de recursos da Petrobras. Na época da ocupação da fazenda, o administrador da fazenda Fernando de Freitas, informou por meio de nota que “a invasão é absolutamente injustificável uma vez que a Fazenda Santa Maria é produtiva e detentora de reserva particular que faz parte do corredor da Biodiversidade Santa Maria.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal