Com ventos de quase 60km/h, temporal causa estragos em Curitiba

Pelo menos 33 ocorrências por queda de árvore foram registradas pela Defesa Civil de Curitiba no início da tarde ..

Ana Flavia Silva - BandNews FM Curitiba - 16 de janeiro de 2019, 21:17

Pelo menos 33 ocorrências por queda de árvore foram registradas pela Defesa Civil de Curitiba no início da tarde desta quarta-feira (16). Não houve feridos. No Boqueirão, uma árvore caiu sobre um veículo e uma residência, mas não atingiu nenhuma pessoa.

No Portão, pelo menos dois pontos da rápida no sentido bairro ficou bloqueada por causa de galhos e troncos sobre a pista. Equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) orientam os motoristas. Houve ainda a queda da fiação elétrica na Rua Manoel Virgínio de Souza, no Capão da Imbuia.

Segundo a Copel, 15.600 imóveis ficaram sem luz. No momento, restam 4.128 unidades consumidoras sem energia. Grupos de trabalho da Defesa Civil, além da Guarda Municipal, se dividiram para atender às demandas pela cidade. O Coordenador da Defesa Civil, Nelson Ribeiro, o vento chegou a quase 60 quilômetros por hora e a incidência de raios foi alta.

"Nós tivemos nessa hora da chuva em torno de quatro milímetros que caíram na capital, então isso não ocasionou alamentos. O maior problema são as rajadas de vento e a incidência de raios", disse.

O coordenador também reforça os cuidados a serem tomados no momento em que as tempestades se aproximam. Especialmente quando há presença de descargas elétricas. "Vai se proteger da tempestade? Evite se proteger embaixo de poste, árvores, estruturas metálicas, porque além do risco de queda, tem o risco de raio, porque o raio vai escolher o ponto mais alto, que naquele momento é a estrutura", orientou.

Segundo o Instituto Simepar, nospróximos dias, a instabilidade se mantém sobre o Paraná, mas segue em direção à Serra do Mar. As chuvas de curta duração devem permanecer sobre todas as regiões do Estado.