Comemorações de 7 de setembro têm desfile civil e militar no Pinheirinho

Assessoria e Redação


As margens da canaleta Winston Churchill ficaram tomadas pela população que foi assitir ao desfile das tropas militares, escolas públicas municipais e estaduais e grupos da sociedade civil neste domingo (2/9). O evento da Semana da Pátria na Regional Pinheirinho já é uma tradição de quase 20 anos.

“Este ano foram quase três horas de desfile para encher os olhos de quem veio à avenida”, comemorou o prefeito Rafael Greca. O momento mais bonito, segundo ele, foi a encenação do Grito do Ipiranga, por um soldado do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, que repetiu o grito ´independência ou morte’ dado pelo Príncipe Regente há 196 anos.

Para Greca, as festas da Semana da Pátria e Independência do Brasil servem para renovar o amor do povo ao Brasil e para ensinar as crianças, que são o futuro da nação. Este ano, o Desfile Cívico – Militar Pinheirinho teve como tema: “Empreendedorismo Social: Transformando Vidas!”

(crédito: Lucilia Guimarães/SMCS)

Desfile: Além da já tradicional apresentação da Banda Lyra Curitibana, o desfile contou com a participação do Coral da Fundação Cultural de Curitiba do Pinheirinho e Bairro Novo.

O evento teve um pelotão especial destacando os projetos da Regional, com o desfile de entidades como a Associação Guadalupana de Educação, Grupo de Defesa Ambiental, Instituto de Ginástica Paranaense, e a equipe Curitiba Capivaras Futebol Americano. Também um pelotão com projetos do Distrito Sanitário de Saúde Pinheirinho e Grupos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Desfilaram os Centros Municipais de Educação Infantil Uberlândia; Vila Lindóia, Vila Leão, Jardim Paraná, Independência, Moradias Gramados, Vila Fanny, Eraldo Kuster, Xapinhal, Formosa, Parque Industrial, São Carlos, Pinheirinho, Vila Ipiranga e Olga Benário Prestes.

Além das Escolas Municipais Tomaz Edison de Andrade Vieira; Leonel Moro; Arapongas; Maria Clara Brandão Tesseroli; Professor Jurandyr Mockell; Madre Maria dos Anjos; Piratini; Professora Joana Raska; Erica Plewka Milynasczyk; Leonel Brizola; Professora Miracy Rodrigues de Araújo; Rio Negro; Parigot de Souza; Centro de Ecucação Municipal Francisco Frischmann; Centro de Educação Municipal do Expedicionário; Professora Maria Neide Betiatto; Érico Veríssimo; Mirazinha Braga e Otto Bracarense.

Desfilaram, ainda, escolas estaduais, 26 grupos de escoteiros, um pelotão da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), clubes do Opala e de Kombis. O evento foi encerrado com a participação dos grupos militares e seus veículos.

(crédito: Lucilia Guimarães/SMCS)

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="550331" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]