Comércio: Pesquisa mostra otimismo do setor para o Natal em Curitiba

Os comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana estão otimistas com as vendas neste Natal, conforme pesquisa da ACP (..

Vinicius Cordeiro - 06 de dezembro de 2021, 17:38

(Ari Dias/AEN)
(Ari Dias/AEN)

Os comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana estão otimistas com as vendas neste Natal, conforme pesquisa da ACP (Associação Comercial do Paraná) em parceria com a Data Veritas/Uninter. A sondagem aponta que 63,5% esperam vendas superiores ao ano passado; 18% igual e apenas 16,5% inferiores (2% não sabem).

No geral, os comerciantes esperam um aumento de 5% em termos reais (descontada a inflação)  por cento nas vendas em relação ao Natal de 2020, data que foi bastante afetada pela pandemia.

“Estamos confiantes de que será um fim de ano melhor e que vai ajudar muito na recuperação do varejo depois de tanta incerteza”, comenta o presidente Camilo Turmina. O comércio já está trabalhando em horário especial, diferenciado e bem amplo. Com o avanço da vacinação, as pessoas estão mais otimistas e será o Natal da grande confraternização”, completa ele.

A pesquisa ainda indica a expectativa do comerciante sobre o desempenho da economia nos próximos meses. 56% se classificam como “esperançosos”, 33,5% “preocupados”, 6,5% “aguardando oportunidades”. 4% disseram estar “desanimados”.

A boa expectativa em relação a 2022 aparece nas respostas à pergunta: “Para os próximos meses, você pretende investir em seu negócio? ”. Responderam positivamente 73,5% e apenas 26,5 disseram não. Serão investimentos em compras de novos produtos, renovação de estoques, contratação de funcionários, reformas e ampliação de espaço físico, entre outras.

A pesquisa também identificou o que está sendo  decisivo para decisão na hora das compras. Entre os comerciantes consultados, 44% responderam que são as promoções, 13% parcelamento, 11% fidelidade e 8,5% frete grátis.

CONSUMIDOR

Na sondagem com os consumidores de Curitiba e Região Metropolitana, o Data Veritas/Uninter identificou que vão gastar mais do que no ano passado 44% das pessoas pesquisadas, enquanto 27% gastarão os mesmos valores, 25% igual e 45 não souberam responder.

A preferência será por roupas, brinquedos, perfumes, cosméticos, calçados, bolsas e acessórios. Os estabelecimentos preferidos dos consumidores para compras de Natal são vestuários, lojas de departamentos e calçados. A maioria faz pesquisa de preços em sites de buscas (30%), nas próprias lojas físicas (26%), e nos sites das próprias lojas (19%).