Comércio de rua da capital funciona em horário estendido a partir desse domingo

Vanessa Fernandes - CBN Curitiba


Os estabelecimentos comerciais poderão abrir em horário diferenciado a partir deste domingo (1º). A extensão do horário de atendimento até às 22 horas de segunda a sexta-feira, assim como os horários de abertura aos sábados e domingos, foram definidos em convenção coletiva do Sindicato dos trabalhadores no comércio de Curitiba e Região Metropolitana e o Sindicato dos Lojistas.

A Datacenso realizou pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná, para identificar a expectativa dos comerciantes e a intenção de compra por parte dos consumidores para este Natal. A sondagem mostrou que a maior parte dos comerciantes, o correspondente a 56% dos que foram ouvidos pelo instituto, tem a expectativa de vender mais neste Natal do que no ano passado.

A pesquisa mostrou ainda que o consumidor curitibano pretende gastar com os presentes deste ano uma média de R$ 107, que é cerca de 15% a mais do que em 2018, quando o gasto médio foi de R$ 93. Além disso a pesquisa mostrou também que o consumidor curitibano pretende presentear até quatro pessoas neste Natal.

A convenção dos lojistas e trabalhadores do comércio, definiu o horário natalino da seguinte forma: atendimento até as 22 horas  de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas aos sábados e das 10 às 19 horas nos domingos. No dia 24 de dezembro,  véspera do Natal, o horário de funcionamento do comércio de rua será das 9 às 18 horas.

Com a ampliação do horário de atendimento as ruas da capital devem ter movimento maior no período noturno. Na próxima segunda-feira (2), a Polícia Militar e a Guarda Municipal lançam operações de reforço no policiamento, nos locais de maior circulação de pessoas.

Neste domingo, a Guarda Municipal colocará nas ruas, além do efetivo normal de 1500 guardas, mais 189 novos guardas em áreas de comércio no Centro e bairros, e nos locais onde acontecem os eventos natalinos da prefeitura.

A Polícia Militar não divulgou quantos policiais estarão nas ruas neste domingo, primeiro dia do horário estendido do comércio.

Previous ArticleNext Article