Comunidade pede que envenenamento de 39 cães seja investigado, em Ponta Grossa

Andreza Rossini


Repórter Ana Krüger da CBN Curitiba

Neste domingo (2), dezenas de pessoas realizaram um protesto para pedir que casos de envenenamento de cães sejam investigados e a criação de políticas públicas de castração de animais, em Ponta Grossa, na Região dos Campos Gerais.

Nos últimos cinco dias, 39 cães foram envenenados em ruas da Vila Romana. 29 animais morreram e outros dez estão internados.

A comunidade chegou a registrar um Boletim de Ocorrência, e um laudo comprovou que os cães foram envenenados por “chumbinho”. A venda da substância é proibida.

A presidente da Associação de Protetores de Animais de Ponta Grossa, Maria José Zimermann, explica como foi comprovado o envenenamento dos cães.

“A gente já observou que os sintomas eram de envenenamento, foram realizados os primeiros socorros e os que ainda tinham chances de sobreviver foram encaminhados para a clínica. Foi chamada uma especialista para fazer biopsia e foi comprovada a presença de chumbinho em grande quantidade no estômago dos animais”, afirmou.

O envenenamento dos 39 cães aconteceu em cinco dias, e em três ruas da Vila Romana. Um local bastante afastado do Centro de Ponta Grossa. Alguns animais vítimas do envenenamento eram os chamados cães comunitários. Protegidos por lei, várias pessoas da região eram responsáveis pelos cães, que eram castrados. Em outros casos, os animais eram particulares, e estavam nas casas quando teriam ingerido a substância.

A Associação de Protetores de Animais de Ponta Grossa pede ajuda do poder público para combater o crime.

“Nós queremos uma investigação. A vigilância sanitária atuando em todos os estabelecimentos comerciais onde possa estar sendo vendido o chumbinho. Nós precisamos tirar esse produto do mercado, que é proibido por lei”, disse.

A Polícia Civil investiga o caso e busca imagens de câmeras de segurança que possam ajudar na identificação do autor do crime

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="422824" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]