Conselho da UFPR se posiciona contra reforma

Mariana Ohde


O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu nesta quinta-feira (24) se posicionar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, e contra a Medida Provisória (MP) 746, da reforma do ensino médio. Além disso, o Conselho reconheceu a legitimidade das manifestações de estudantes e professores da universidade, que são contrários às medidas, que tramitam no senado.

Ontem, estudantes do Movimento Ocupa UFPR estiveram na reunião e leram uma carta aberta ao Conselho, na qual pediram que os conselheiros se decidissem a favor dos menos favorecidos. O Conselho Universitário reúne membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Planejamento e Administração.

Na tarde desta quarta-feira (23), o prédio de Terapia Ocupacional e Enfermagem, do campus Jardim Botânico, foi desocupado de forma voluntária pelos estudantes. Outros oito prédios da Universidade continuam ocupados.

Manifestação legítima

Quando as ocupações dos prédios da UFPR começaram, a universidade se manifestou, considerando o movimento legítimo, uma vez que o movimento é pacífico e tem preservado as atividades vitais da instituição, além de sua estrutura física. Porém, em algumas manifestações posteriores, houve depredação e as desocupações passaram a ser negociadas. Na terça-feira (22), a Justiça Federal determinou a reintegração de posse de todos os prédios ocupados – são sete em Curitiba e um no litoral do estado, em Matinhos.

Vestibular da UFPR

Por causa das ocupações, a UFPR antecipou a data da 2ª fase do vestibular, com mudanças nos locais de prova e horário especial para os candidatos sabatistas. As Provas Específicas e de Habilidades Específicas, com exceção do Curso de Música, serão realizadas no sábado (26), e não mais na segunda-feira (28), como estava previsto inicialmente.

A data da Prova de Compreensão e Produção de Textos está mantida no domingo (27) para todos os candidatos.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou o ensalamento para a 2ª fase do vestibular ontem. As informações estão no site do Núcleo de Concursos da universidade.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal