Conta de água deve subir 5,7% no primeiro semestre no Paraná

Mariana Ohde


Com CBN Curitiba

A Agência Reguladora do Paraná (Agepar) propôs um índice de 25,63% para a revisão tarifária periódica da Sanepar. O valor, no entanto, deve ser diluído ao longo de oito anos, a partir de 2017. Ou seja, o índice não deve ser aplicado de uma única vez na conta de água.

De acordo com o diretor-presidente da Agepar, Cezar Silvestri, essa é a primeira revisão tarifária da Sanepar desde que a regulação passou a ser feita pela agência. Segundo ele, a Sanepar sugeriu um reajuste de 33%, que foi reduzido pela Agepar para 25,63% e ainda garantiu que haverá o parcelamento do índice.

“Estamos fazendo a primeira revisão tarifária, que é um dispositivo legal. O Paraná é um dos últimos estados a fazer. Foi feita uma análise e esse aumento da tarifa, em função dessa revisão tarifária, seria na ordem de 25,63%. Como achamos que é um reajusta elevado, estamos diferindo esses 25,63% para que seja diluído ao longo dos próximos 8 anos”, disse.

Segundo Cezar Silvestri, o primeiro aumento na tarifa de água será, em média, de 5,7%, e entrará em vigor a partir de abril ou maio. Além disso, segundo ele, haverá um reajuste inferior à inflação para os consumidores de baixa renda. “Os consumidores de baixa renda, 44% dos consumidores de baixa renda, terão aumento menor do que a inflação. E aqueles que consomem até 5m³ terão uma redução de 5%, ou seja, um ajuste negativo”, disse.

Antes de uma decisão final sobre a revisão tarifária da Sanepar, a Agepar vai realizar uma audiência pública no próximo dia 24. Além disso, a população já pode opinar sobre o assunto através de uma consulta pública, disponível no site.

O reajuste da tarifa de água também foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Deputados da oposição criticaram o índice superior a 25%. Tadeu Veneri, do PT, pretende levar a discussão para o Ministério Público.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="418826" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]