Geral
Contorno Leste deve ser liberado parcialmente durante feriado de Páscoa

Contorno Leste deve ser liberado parcialmente durante feriado de Páscoa

No final de semana, um caminhão com carga industrial bateu na passarela de pedestres do km 97, em São José dos Pinhais

Redação - terça-feira, 4 de abril de 2023 - 14:33

A concessionária responsável pela BR-116, no trecho do Contorno Leste, espera liberar duas faixas da rodovia durante o feriado de Páscoa. No final de semana, um caminhão carregado com uma carga gigantesca bateu na passarela do km 97, em São José dos Pinhais. Desde o acidente, o trânsito no sentido Foz do Iguaçu tem sido desviado pelo acostamento.

Segundo a Arteris Litoral Sul, a carga especial tinha uma altura maior do que a autorizada para circular neste trecho. Por isso, o cilindro de uso industrial colidiu na passarela, danificando a estrutura. Equipes da concessionária trabalham desde domingo (2) em um reforço estrutural. O objetivo é liberar pelo menos duas faixas durante o feriado de Páscoa.

Ainda não há data definida para a liberação parcial, mas a expectativa é de que as pistas estejam disponíveis até quinta-feira (6). A empresa responsável pela carga será acionada para arcar com os custos. A concessionária afirma que a Autorização Especial de Transporte previa que a carga fosse rebaixada para não atingir a passarela.

Além da liberação das faixas da BR-116, as obras de recuperação também devem permitir a reabertura da passarela para os pedestres. Um trabalho de escoramento é realizado. Enquanto a estrutura não é liberada, a orientação é que as pessoas andem aproximadamente 800 metros para acessar a passarela do km 96.

Ainda conforme as informações da Arteris Litoral Sul, mesmo com o reforço estrutural, a terceira faixa do Contorno Leste, no sentido Foz do Iguaçu, seguirá interditada. A avaliação inicial identificou um dano estrutural na viga de travessia, o que levou à interdição imediata da passarela. Após o feriado de Páscoa, as obras serão retomadas para a conclusão definitiva do reparo.

Compartilhe