
Balneabilidade: praias e rios do Paraná estão aptos para banho, diz IAT
Redação
17 de janeiro de 2020, 16:49
Quase 11 mil ligações irregulares na rede elétrica do Paraná foram identificadas pela Copel em 2019. Em média, 43 "gatos..
Redação - 17 de janeiro de 2020, 18:19
Quase 11 mil ligações irregulares na rede elétrica do Paraná foram identificadas pela Copel em 2019. Em média, 43 "gatos" são removidos por dia pela companhia.
Conforme a Copel, a fiscalização possibilitou a recuperação de 43,5 GWh (gigawatts-hora) de energia. O valor seria suficiente para abastecer uma cidade com 25 mil habitantes durante um ano inteiro.
As práticas de furto de energia e de adulteração no medidor se enquadram nos crimes previstos pelo Código Penal Brasileiro. A apuração e cobrança do consumo não registrado baseiam-se na Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (414/2010), que estabelece o pagamento da energia desviada e de custos administrativos.
A Copel mantém atualmente 40 equipes dedicadas à atividade de inspeção das instalações, que em 2019 garantiu a recuperação de R$ 34 milhões. Conforme a companhia, 80% das detecções de gatos não é feita diretamente na rede, mas dentro da entrada de serviço das unidades consumidoras.
O superintendente comercial da Copel Distribuição, João Acyr Bonat Junior, alerta que a prática do "gato" prejudica os consumidores que pagam a conta de luz regulamente. Isso porque parte dos valores desviados vão para a conta de luz daqueles que pagam em dia.
“As ligações irregulares também trazem risco de choque elétrico para quem as executa, e ainda podem causar sobrecarga na rede, provocando variação de tensão, e até incêndios”, afirma.
Quem tem informações sobre ligações irregulares na rede elétrica do Paraná ou fraudes na medição da energia elétrica pode oferecer uma denúncia anônima. No ano passado, foram 5 mil denúncias recebidas pela Copel.
As informações direcionaram 10% das inspeções feitas pelas equipes de campo. A denúncia pode ser registrada pelo telefone 0800 51 00 116, selecionando no menu inicial “outros serviços” e, em seguida, “informações comerciais”.