Mais de 40 casos de “gato” são identificados por dia na rede elétrica do Paraná

Redação

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Quase 11 mil ligações irregulares na rede elétrica do Paraná foram identificadas pela Copel em 2019. Em média, 43 “gatos” são removidos por dia pela companhia.

Conforme a Copel, a fiscalização possibilitou a recuperação de 43,5 GWh (gigawatts-hora) de energia. O valor seria suficiente para abastecer uma cidade com 25 mil habitantes durante um ano inteiro.

As práticas de furto de energia e de adulteração no medidor se enquadram nos crimes previstos pelo Código Penal Brasileiro. A apuração e cobrança do consumo não registrado baseiam-se na Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (414/2010), que estabelece o pagamento da energia desviada e de custos administrativos.

A Copel mantém atualmente 40 equipes dedicadas à atividade de inspeção das instalações, que em 2019 garantiu a recuperação de R$ 34 milhões. Conforme a companhia, 80% das detecções de gatos não é feita diretamente na rede, mas dentro da entrada de serviço das unidades consumidoras.

O superintendente comercial da Copel Distribuição, João Acyr Bonat Junior, alerta que a prática do “gato” prejudica os consumidores que pagam a conta de luz regulamente. Isso porque parte dos valores desviados vão para a conta de luz daqueles que pagam em dia.

“As ligações irregulares também trazem risco de choque elétrico para quem as executa, e ainda podem causar sobrecarga na rede, provocando variação de tensão, e até incêndios”, afirma.

Gatos: equipes de combate a ligações irregulares e fraudes no sistema de medição de energia da Copel detectaram ao longo do ano passado, em todo o Paraná, 10.849 procedimentos irregulares realizados por consumidores – o equivalente a 43 casos confirmados por dia. Foto: Copel
Divulgação/Copel

GATO: DENÚNCIAS

Quem tem informações sobre ligações irregulares na rede elétrica do Paraná ou fraudes na medição da energia elétrica pode oferecer uma denúncia anônima. No ano passado, foram 5 mil denúncias recebidas pela Copel.

As informações direcionaram 10% das inspeções feitas pelas equipes de campo. A denúncia pode ser registrada pelo telefone 0800 51 00 116, selecionando no menu inicial “outros serviços” e, em seguida, “informações comerciais”.

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