Coração de bebê que faleceu em Cascavel é doado a criança do Rio de Janeiro

O coração de um bebê, de 42 dias, que faleceu no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP, em Cascavel, na regiã..

Tarobá News - 11 de setembro de 2021, 08:46

Foto: Divulgação/Tarobá News
Foto: Divulgação/Tarobá News

O coração de um bebê, de 42 dias, que faleceu no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP, em Cascavel, na região oeste do Paraná, foi transplantado e levado na manhã deste sábado por um avião da Força Aérea Brasileira - FAB, até o Rio de Janeiro, onde poderá ser a salvação da vida de uma outra criança.

De acordo com informações repassadas pela enfermeira Gelena Versa, que é membra da Comissão de transplantes do HUOP, a criança, que era moradora de Boa Vista da Aparecida, teria tido morte encefálica, após ser diagnosticada com meningite.

A família do bebê aceitou realizar o transplante de órgãos, e conforme a regulação da central de transplantes, o coração foi encaminhado até o Rio de Janeiro.

Os procedimentos para a retirada do órgão se iniciaram por volta da 5 horas da madrugada, e algumas horas depois foi encaminhado até o Rio de Janeiro. Segundo a enfermeira, depois de retirado do corpo da criança, o coração tem vida útil de 4 horas sem ser inserido novamente em outro receptor.

Os rins da criança também foram retirados por uma equipe da Uopeccan, e seriam doados a outras crianças que necessitam do órgão e estão na fila para transplante.

Uma atitude louvável da família, que mesmo enlutada, se colocou no lugar do próximo e fez a doação desses órgãos fundamentais para a sobrevivência de outras crianças.