Coronavírus: Curitiba registra novo óbito e 25 casos confirmados

Jorge de Sousa

Coronavírus: Curitiba registra novo óbito e 25 casos confirmados

Nas últimas 24 horas, Curitiba registrou um novo óbito e 25 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (5).

Dessa forma, Curitiba acumula desde o dia 12 de março 1.237 casos confirmados e 54 óbitos.

A nova vítima fatal era uma mulher de 55 anos, hipertensa e que estava internada há dez dias em um hospital da capital paranaense.

O idoso de 94 anos que faleceu em São Paulo e que havia sido contabilizado ao boletim desta quinta-feira (5) foi retirado da contabilização, porque foi comprovado que ele era habitante da capital paulista.

Atualmente os hospitais de Curitiba recebem 59 pacientes contaminados pela Covid-19, incluindo 25 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e quatro com auxílio de ventilação mecânica.

A taxa de recuperação para o coronavírus em Curitiba está na casa dos 75%, com 928 pessoas tendo conseguido se descontaminar da doença.

Ainda estão sob investigação outros 274 pacientes e também cinco óbitos, todos a espera do exame de confirmação para a presença da Covid-19.

REGIONAIS COM ALTA NA INCIDÊNCIA DA COVID-19

Com exceção do Portão e de Santa Felicidade, todas as outras oito regionais de Curitiba apresentaram alta na incidência dos casos de Covid-19 para cada 100 mil habitantes.

As maiores altas foram registradas pelas regionais da Matriz com 58 novos casos e incidência de 163,2 e pelo Bairro Novo com 28 novos casos e 58,4 de coeficiente de incidência.

Dessa forma, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, novamente salientou a importância da ausência de contato com as pessoas em isolamento social, em especial aquelas que estejam dentro da faixa de risco.

“Temos percebido um aumento na contaminação intra-familiar. Não adianta o isolamento de idosos se outras pessoas da casa estão saindo. Diversos casos graves e óbitos estão sendo registrados dessa forma. Não é o momento de abraçar e dar beijo na avó”, pontuou Huçulak.

Coronavírus: Curitiba registra novo óbito e 25 casos confirmados
Número de casos por regionais apresentado em live da Prefeitura nesta sexta-feira (5) (Divulgação/SMS)

HOSPITAL VITÓRIA REABRE ALA DE INTERNAMENTOS

Para servir como hospital de retaguarda contra o coronavírus em Curitiba, o Hospital Vitória irá reabrir sua ala de internamentos nesta sexta-feira.

Serão disponibilizados no local 140 leitos, sendo 120 de enfermaria e outros 20 de UTI.

“Ele será um hospital de Retaguarda para a nossa central de regulação por meio das nossas unidades de atendimento que vão precisar de internação. Nesse momento de aumento dos casos respiratórios, ampliamos dessa forma o nosso quadro de leitos”, explicou Huçulak.

Todos os pacientes que notarem sintomas da Covid-19 como tosse seca, coriza, febre e falta de ar devem comunicar a central de atendimento da Prefeitura de Curitiba pelo número (41) 3350-9000 ou buscar atendimento em uma das Unidades de Pronto Atendimento da cidade.

Previous ArticleNext Article