Hospital identifica primeiros casos de coronavírus em Curitiba; Prefeitura confirma

Redação

coronavírus, paraná, casos, mortes, casos confirmados, investigação, sesa, secretaria estadual da saúde, paraná, curitiba, cascavel, quatigá, londrina

O Hospital Nossa Senhora das Graças informou, na tarde desta quarta-feira (11) que os dois primeiros casos de coronavírus foram identificados em Curitiba. Os resultados identificaram a presença do Covid-19 em dois pacientes, mas a contraprova – com a confirmação oficial – será fornecida pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) na próxima segunda-feira (16).

De acordo com o hospital, os dois pacientes são da mesma família. Os dois se apresentaram ao pronto-atendimento ontem (10), com sintomas gripais leves, e relataram que viajaram para Espanha e Holanda recentemente. Eles foram medicados, passam bem e estão em quarentena domiciliar, recomendada pela equipe médica.

A Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura de Curitiba confirmaram a existência de um provável caso de coronavírus em Curitiba. Segundo a nota, o homem de 54 anos retornou da Europa no início de março.

A Secretaria Municipal de Curitiba deu mais detalhes sobre a história: os dois pacientes são pai e filha, de 54 e 25 anos e também estiveram em Portugal. Além disso, ela apresentou sintomas respiratórios leves e febre, ainda durante a viagem. Apesar de ter melhorado e passar bem desde antes da chegada ao Brasil, ela também está em isolamento.

ANÚNCIO DO HOSPITAL É DESSERVIÇO À SOCIEDADE, DIZ NOTA DA SESA

Apesar de confirmar um dos casos relatado pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, a Secretaria da Saúde diz que a manifestação gera uma instabilidade pública.

“Qualquer informação divulgada de forma apressada, atropelando o fluxo oficial, seja por parte de hospitais ou laboratórios, representa um desserviço à população, gerando instabilidade social e à saúde pública”, completa.

Além disso, a Sesa reforça que está em alerta e monitorando a situação permanentemente.

“(…) Ressalta o compromisso de informar com total transparência os dados e fatos apurados”, ressalta o texto.

CORONAVÍRUS NO PARANÁ

No balanço divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) ontem (10), o Paraná investiga 49 casos de coronavírus.

Cianorte, no norte do estado, com dois casos suspeitos e Corbélia, que fica a 31 quilômetros de Cascavel, na região oeste, com um paciente sob análise são os municípios que ainda não haviam registrado suspeitas da doença. Já Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Ponta Grossa aumentaram o número de suspeitas.

O Paraná já registrou 69 casos suspeitos, mas 20 deles já foram descartados. Veja quantos casos suspeitos de coronavírus são investigados no Paraná:

  • Curitiba – 25
  • Londrina – 5
  • Ponta Grossa – 5
  • Maringá – 4
  • Cascavel – 3
  • Foz do Iguaçu – 3
  • Cianorte – 2
  • Corbélia – 1
  • Santo Antônio do Paraíso – 1

Já os dados mais recentes do Ministério da Saúde, também divulgados ontem, mostra 34 pessoas estão com o coronavírus no país – e cinco delas estão hospitalizadas. Além disso, 893 casos estão sob investigação e 780 já foram descartados.

São Paulo, com 19 casos confirmados, lidera o ranking dos estados. Rio de Janeiro, com 8 casos, e Bahia, com dois, aparecem na sequência. Já o Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas têm um paciente com o coronavírus. Ou seja, apenas a Região Norte ainda não tem casos da doença.

Previous ArticleNext Article