Coronavírus: Curitiba confirma mais 1 morte e tem 358 casos confirmados

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou nesta quarta-feira (15) mais 1 morte causada pelo coronavírus (Cov..

Angelo Sfair - 15 de abril de 2020, 17:20

Luiz Costa/SMCS
Luiz Costa/SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba confirmou nesta quarta-feira (15) mais 1 morte causada pelo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a prefeitura, foram confirmados 8 novos casos da doença. Assim, chega a 358 o número total de registros desde o início da pandemia.

"O óbito confirmado é de um paciente que tinha doenças renais e cardíacas prévias. É o único óbito que acrescentamos hoje na lista de mortes causadas pelo coronavírus", disse a médica infectologista Marion Burguer.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba tem 29 pacientes internados em leitos de UTI.

"São pacientes graves que a gente vêm acompanhando, com diagnóstico positivo, e vários outros que estão em investigação também", explicou Burguer, que é coordenadora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde.

A mediana de idade de óbitos é 81 anos. Enquanto isso, a média dos pacientes infectados é bem menor: 45 anos. O dado confirma que o coronavírus se desenvolve na forma mais grave em pessoa mais velhas.

PROGRAMA VAI CUIDAR DOS IDOSOS

Ao atualizar os casos de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Curitiba lançou um programa com foco na saúde física e mental dos idosos.

Estudantes universitários, entre eles alunos de Medicina e Enfermagem, vão acompanhar a população idosa, especialmente aquela parcela que mora sem acompanhantes.

A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) será parceira da prefeitura no projeto.

"Os voluntários vão pegar o telefone, ligar e conversar. Falamos tanto em distanciamento social, evitar o contato físico, mas manter o contato com as pessoas de alguma forma é fundamental", explicou a secretária da Saúde Márcia Huçulak.

Curitiba tem, atualmente, 127 instituições de longa permanência. São 2.300 idosos asilados em casas de apoio. Parte deste grupo tem doenças.

O programa recebeu o nome de "Anjos da Saúde", conforme anunciou o prefeito Rafael Greca (DEM), durante a transmissão que atualizou os casos de coronavírus em Curitiba.

CORONAVÍRUS EM CURITIBA

  • 8 mortes
  • 358 casos confirmados
  • 109 em investigação
  • 120 recuperados
  • 924 descartados