Coronavírus: “isolamento é a única forma de prevenir contágio”, alerta gabinete

Redação

curitiba, decreto, pandemia, epidemia, cinema, teatros, casas noturnas, academias, fechadas, quarentena, coronavírus, covid-19

O Giac-Covid-19 (Gabinete Integrado de Acompanhamento à Epidemia do Novo Coronavírus) no Estado do Paraná alertou que a única maneira de prevenir o contágio do coronavírus é o isolamento social.

O reforço na orientação foi divulgado em uma nota pública nesta segunda-feira (13) em função das sucessivas tentativas de afrouxamento das regras instituídas por decretos dos Municípios e do Estado que restringem a circulação de pessoas nas vias urbanas e limitam as atividades do comércio.

Segundo a nota, o isolamento é considerado a única medida adequada para diminuir o contágio do coronavírus, protegendo a todos e também para evitar o colapso da assistência, poupando milhares de vidas.

A nota também exige do administrador público motivar o ato da reabertura do comércio. Leia abaixo!

“Considerando que qualquer relaxamento de medidas de distanciamento, contrariando as políticas sanitárias do Ministério da Saúde e do Estado do Paraná exigem do administrador público o dever legal e indeclinável de, previamente, motivar o ato, explicitando à coletividade, dentre outras indicações:

1. se a transmissão do COVID-19 está seguramente controlada em seu município;

2. se concretamente é possível limitar a importação da doença dos municípios e regiões circunvizinhas;

3. se o sistema de saúde tem capacidade de atendimento resolutivo na região, com estrutura humana e material adequada;

4. se há leitos de UTI, equipamentos de proteção individual e respiradores em quantidade suficiente ao necessário atendimento da população;

5. se está controlado o risco de surtos em locais críticos, como asilos;

6. se medidas preventivas estão disponíveis em locais que as pessoas precisam frequentar,

7. se a comunidade está ampla e corretamente informada e engajada nas medidas e na estratégia de eventual relaxamento”

Além do Ministério Público do Paraná, compõem o gabinete integrado o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems/PR) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass/PR).

O grupo realiza reuniões semanais para discutir as estratégias comuns, no âmbito de cada instituição, de combate à pandemia do coronavírus no Paraná.

Previous ArticleNext Article