Coronavírus: Paraná confirma mais duas mortes e se aproxima dos 2 mil casos

Duas mortes causadas pelo coronavírus foram confirmadas no Paraná, nesta terça-feira (12), conforme o boletim atualizado..

Angelo Sfair - 12 de maio de 2020, 17:05

Arquivo/Secom
Arquivo/Secom

Duas mortes causadas pelo coronavírus foram confirmadas no Paraná, nesta terça-feira (12), conforme o boletim atualizado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). As vítimas eram de Cascavel (uma mulher de 91 anos) e um de São José dos Pinhais (um homem de 57 anos).

O Paraná já registrou 1.906 diagnósticos positivos de coronavírus desde o início da pandemia. As primeiras confirmações aconteceram há dois meses, no dia 12 de março. Desde então, 113 mortes foram confirmadas pela secretaria estadual da Saúde.

Em dois meses, o Paraná estabeleceu uma média diária de duas mortes e 30 novos casos. A idade das vítimas fatais varia de 34 anos a 95 anos, sendo que a média dos óbitos é de 68 anos. A taxa de pacientes recuperados é de 70%, o que representa 1.318 pessoas.

Para manter a pandemia em um patamar "controlável", a Secretaria de Estado da Saúde alega que a capacidade hospital foi ampliada. Além disso, uma rede com 549 leitos de UTI exclusivos foi estruturada a partir de um hospital exclusivo em Curitiba e outros sete no interior. A taxa de ocupação atual é de 32%.

Paralelamente a isso, o estado diz ter ampliado a capacidade de testes. Atualmente, o Lacen (Laboratório Central do Estado) é capaz de processar 5,6 mil exames por dia.

As medidas preventivas também são apontadas como fundamentais para manter os números do coronavírus mais baixos no Paraná. Entre elas, a restrição da circulação da população e o controle sanitário das divisas e fronteiras.

“Se olharmos de forma epidemiológica essa situação, são quase nove semanas do novo coronavírus no estado. O alcance e a quantidade de pessoas convalescentes e que morreram pela Covid-19 são indicadores que demonstram perigo”, alertou o secretário da Saúde Beto Preto.

CORONAVÍRUS NO PARANÁ

Loading...

COVID-19: NOVOS CASOS

O informe epidemiológico da Sesa incluiu nesta terça-feira (12) mais 57 casos confirmados da Covid-19 no Paraná. De acordo com a secretaria estadual da Saúde, sete casos foram registrados em Foz do Iguaçu, na região oeste, e em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Londrina, na região norte, tem mais seis casos de coronavírus. A capital, Curitiba, incluiu quatro casos, e Wencesleu Braz, três.

De acordo com a Sesa, foram registrados dois casos novos em Cascavel, Apucarana, Medianeira, Paranavaí, Pato Branco, Ribeirão do Pinhal e Santa Isabel do Ivaí.

Além disso, foi registrado um novo caso em Ampére, Coronel Vivida, Figueira, Guairacá, Maringá, Mirador, Palotina, Paranapoema, Ponta Grossa, Ramilândia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipuau, Santo Antônio do Caiuá, Telêmaco Borba, Tijucas do Sul e Três Barras do Paraná.

+ Covid-19: confira o boletim completo do coronavírus no Paraná (12/05/2020)