Paraná investiga quatro casos suspeitos de coronavírus; três foram descartados

Angelo Sfair

coronavírus, casos, sms, secretaria municipal da saúde, prefeitura de curitiba, paraná, exames, lacen, laboratório, casos confirmados, casos suspeitos

Quatro casos suspeitos do Novo Coronavírus (Covid-19) são investigados em Curitiba. Conforme a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná), outros três casos foram descartados nesta sexta-feira (28). As suspeitas vinham de Campo Largo, São José dos Pinhais e Ponta Grossa.

Desta forma, todos os casos ainda investigados no Paraná estão em Curitiba. Eles envolvem pacientes que desenvolveram sintomas compatíveis com o Novo Coronavírus (Covid-19) e que visitaram recentemente países com circulação ativa do vírus, como a Itália.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Paraná tinha cinco casos suspeitos de coronavírus em investigação até o balanço divulgado na tarde desta sexta-feira (28). Exames do Lacen (Laboratório Central do Estado) foram suficientes para descartar as três suspeitas.

O Lacen tem capacidade para determinar a presença de seis variações do vírus Influenza.

Em outros dois casos suspeitos de coronavírus, em Curitiba, os exames do Lacen não foram conclusivos. Assim, as amostras foram enviadas nesta sexta-feira (28) para a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro.

Conforme a Sesa, o material coletado dos pacientes deve ser recebido pela Fiocruz neste sábado. O prazo para análise é de 72 horas. Por isso, os resultados devem ser divulgados no início da semana que vem.

No entanto, dois novos casos foram notificados pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Eles se somam aos outros dois casos cujas amostras foram enviadas à Fiocruz.

Os dois casos mais recentes ainda passarão pela análise do Lacen, que nesta primeira bateria de exames pode apontar para outras causas não relacionadas ao coronavírus.

CORONAVÍRUS: 3 CASOS DESCARTADOS NO PARANÁ

De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o caso suspeito de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foi descartado após exames indicarem a presença do rinovírus. Esse é o tipo mais comum da gripe.

Os exames da paciente de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, apontaram para a Influenza B.

Outro caso da região metropolitana da capital também estava relacionado à variações do vírus Influenza. O paciente de Campo Largo testou positivo para Influenza H3N2.

Conforme a Sesa, desde o início do surto, o Paraná teve nove notificações do Novo Coronavírus (Covid-19). Um deles foi excluído porque não cumpria todas as etapas do protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.

Seis casos foram descartados após exames clínicos e laboratoriais. Assim, dois casos permanecem em investigação e dependem do resultado dos exames da Fiocruz para serem descartados ou confirmados.

Os dois casos mais novos de Curitiba ainda não entraram na contabilização da Secretaria da Saúde do Paraná.

Previous ArticleNext Article