Coronavírus: Paraná investiga 49 casos e Brasil tem 34 confirmações da doença

Vinicius Cordeiro

coronavírus paraná casos

16 novos casos suspeitos de coronavírus são investigados no Paraná, informou a Secretaria de Estado da Saúde na tarde desta terça-feira (10). Com isso, o número total de casos analisados é de 49. Já o Ministério da Saúde confirmou que 34 pessoas estão com o Covid-19 no país e que a a região Norte é a única sem qualquer suspeita.

Cianorte, no norte do estado, com dois casos suspeitos e Corbélia, que fica a 31 quilômetros de Cascavel, na região oeste, com um paciente sob análise são os municípios que ainda não haviam registrado suspeitas da doença. Já Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Ponta Grossa aumentaram o número de suspeitas.

O Paraná já registrou 69 casos suspeitos, mas 20 deles já foram descartados. Veja quantos casos suspeitos de coronavírus são investigados no Paraná:

  • Curitiba – 25
  • Londrina – 5
  • Ponta Grossa – 5
  • Maringá – 4
  • Cascavel – 3
  • Foz do Iguaçu – 3
  • Cianorte – 2
  • Corbélia – 1
  • Santo Antônio do Paraíso – 1

BALANÇO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE 

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados agora à tarde, mostram que o Paraná tem 33 casos suspeitos. Contudo, o levantamento segue diferentes critérios e é atualizado até às 12h, ou seja, os casos geralmente levam um dia a mais para serem contabilizados pelo governo federal.

O governo afirma que, até agora, 34 pessoas estão com o coronavírus no país e cinco estão hospitalizadas. Além disso, 893 casos estão sob investigação e 780 já foram descartados.

São Paulo, com 19 casos confirmados, lidera o ranking dos estados. Rio de Janeiro, com 8 casos, e Bahia, com dois, aparecem na sequência. Já o Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas têm um paciente com o coronavírus. Ou seja, apenas a Região Norte ainda não tem casos da doença.

A secretária de Atenção Primária substituta, Caroline Santos, “estima-se que 90% dos casos são leves e podem ser tratados na atenção primária à saúde, nos postos de saúde, ou com orientação dos profissionais que estão lá”.

MAPA DO CORONAVÍRUS

Segundo o mapa de coronavírus, são 118.357 pessoas infectadas no mundo. 65.081 conseguiram se recuperar da doença, enquanto 4,266 vieram a óbito.

A China, país que mais sofre com o coronavírus, tem mais de 80 mil pessoas com o Covid-19 e mais de 3 mil mortos.

Na sequência aparece a Itália, com a situação mais crítica da Europa. São 9.172 casos confirmados da doença, o que levou o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, restringir a circulação de pessoas no país. Somente deslocamentos dentro das cidades e para assuntos urgentes serão permitidos.

Aulas em escolas e universidades, além de eventos esportivos no país seguem paralisados até o dia 3 de abril. A Itália é o país europeu com o maior número de casos confirmados, sendo que 463 pessoas morreram da doença no país.

O QUE É CORONAVÍRUS E QUAIS OS SINTOMAS

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no dia 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.

Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Ou seja, a doença é semelhante a um resfriado. Contudo, o vírus pode gerar doenças respiratórias mais graves como pneumonia, SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

PREVENÇÃO

O COE (Centro de Operações em Emergências) elencou medidas de prevenção ao coronavírus, similares para outras doenças como a Influenza. As principais medidas são:

  • evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • lavar frequentemente as mãos, especialmente após o contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • usar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres pratos, copos ou garrafas;

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="687719" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]