Coronavírus: Paraná distribui 178 mil testes rápidos aos municípios

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) vai distribuir mais 178 mil testes rápidos para detecção de anticorpos contra a C..

Redação - 07 de maio de 2020, 15:27

17.04.2020 - Teste do vocid-19
Foto Gilson Abreu/ANp
17.04.2020 - Teste do vocid-19 Foto Gilson Abreu/ANp

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) vai distribuir mais 178 mil testes rápidos para detecção de anticorpos contra a Covid-19 aos 399 municípios do Paraná. A expectativa que é as administrações municipais recebam os exames nos próximos dias.

Como foram distribuídos 52.400 testes no mês passado, o Paraná vai repassar mais de 230 mil testes até agora. Segundo o governo estadual, esses 178 mil testes serão aplicados em profissionais de saúde, da segurança pública e pessoas próximas, desde que apresentem sintomas, conforme a primeira orientação da Secretaria.

A estimativa é de que esse público seja de 738 mil pessoas, 6% da população do Paraná. Os cálculos é que o coronavírus pode impactar até 15% desse grupo.

A novidade é a inclusão de potenciais doadores de órgãos e de pessoas que morreram com suspeita de Covid-19, sem que o material genético tenha sido coletado para teste ou com teste em andamento.

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o Estado trabalha para ter uma ampla testagem, principal arma para se traçar estratégias de combete à proliferação da pandemia.

“O Paraná tem trabalhado com a estratégia de ampla testagem, uma das maiores do país, o que nos permitirá fazer barreiras pontuais de acordo com a evolução de casos. Os testes rápidos são fundamentais nesse olhar clínico sobre a doença”, avalia.

Além disso, o Estado espera ampliar a capacidade de realização desses testes em pelo menos 830%, chegando a 5.600 testagens por dia. Isso é esperado após a parceria entre o Lacen (Laboratório Central do Estado), o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, da Fiocruz.