Paraná ultrapassa marca de um milhão de testes para coronavírus

Redação

testes coronavírus paraná, brasil, curitiba, covid-19

O Paraná ultrapassou nesta semana a marca de 1 milhão de testes RT-PCR para diagnosticar o coronavírus. Além disso, nesta sexta-feira (27), o governo do Paraná anunciou o aumento na capacidade de testagem e o volume diário de diagnósticos pode chegar a quase 9 mil por dia.

A ampliação se dá pela parceria da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) com o IBMP (Instituto de Biologia Molecular), que realizava até cinco mil testes e passa a fazer oito mil diagnósticos por dia. Além disso, o Laboratório Central do Estado (Lacen) complementa a estrutura de exames.

“A testagem é uma das nossas principais estratégias para o enfrentamento da Covid-19. Foi uma linha que determinamos logo no começo da pandemia e que nos organizamos para executar porque garante mais eficiência às ações de combate à pandemia”, afirma o governador Ratinho Junior.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explica que a testagem garante o diagnóstico correto e o isolamento dos casos positivos e rastreio de contatos dos casos registrados em todo Estado. “Além do distanciamento social, a ampla testagem para o diagnóstico da Covid-19 é a maneira mais eficaz para frear a disseminação do vírus enquanto ainda não há remédio e vacina”, completa o secretário.

AUMENTO DOS TESTES É PROVA DE ENFRENTAMENTO ÁGIL AO CORONAVÍRUS

Para o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior, a marca de mais de 1 milhão de testes em uma população de 11 milhões de habitantes confirma o esforço do Governo do Estado para fazer um enfrentamento ágil e eficiente à doença. Ele observa que, na média, o Estado realizou praticamente o dobro da média de testes feitos no país, proporcionalmente à população.

“Isso é de extrema importância, pois garante que o Estado consiga diagnosticar o maior número de pacientes doentes e agir com as medidas de contenção para a não propagação da doença”, finaliza o diretor-geral da Secretaria da Saúde.

Previous ArticleNext Article