Coronavírus: Mulher receita tratamento com água sanitária e diz que foi recado de anjo

Redação

idosa, mulher, charlatanismo, curandeirismo, coronavírus, covid-19, água sanitária, água oxigenada, recado, anjo, piraquara, paraná

Uma mulher de 63 anos foi indiciada por charlatanismo após divulgar uma receita com água sanitária e água oxigenada para fazer o tratamento do coronavírus (Covid-19). A idosa mora em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, e repassou a receita por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais no dia 29 de abril.

A Polícia Civil do Paraná abriu um inquérito nesta quinta-feira (14) para apurar o caso. Em depoimento, a mulher informou que recebeu a visita de um anjo quando estava de joelhos, rezando. Teria sido o anjo o responsável receita, que também continha água e vinagre. A mistura oferece riscos e não há nenhuma evidência de que poderia ter qualquer efeito sobre o coronavírus.

A polícia foi acionada após denúncia da Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara. Os agentes sanitários foram informados da divulgação da receita e levaram a queixa ao Ministério Público. A promotoria, por sua vez, solicitou a investigação para a Polícia Civil.

O vídeo foi retirado da rede social. Conforme a PCPR, a transmissão foi visualizada por mais de 1 mil pessoas. A idosa orientava que a “receita do anjo” foi ingerida misturada em sucos. Ela aguarda a conclusão do inquérito, que será encaminhado ao Ministério Público, responsável por solicitar a abertura de um processo criminal.

Não há, até o momento, nenhum remédio ou vacina específicos para o tratamento do coronavírus. Além de charlatanismo (Art. 283), a idosa também foi indiciada por curandeirismo (Art. 284). Somadas, as penas máximas chegam a três anos de prisão.

No Brasil, todos os medicamentos precisam receber o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Sem o reconhecimento da agência reguladora, nenhuma fórmula pode ser divulgada ou comercializada como tratamento para a saúde.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="698875" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]