Corpus Christi: Feriado reúne cerca de 90 mil pessoas em Curitiba

Com as presenças do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Junior, uma multidão celebrou o feriado de Corpus Christi em Curitiba.

Redação - 16 de junho de 2022, 19:18

(Foto: Jonathan Campos/AEN)
(Foto: Jonathan Campos/AEN)

Cerca de 90 mil pessoas lotaram as ruas da região central de Curitiba nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, para participar da celebração e acompanhar a tradicional missa da capital paranaense.

Com presença do governador Ratinho Junior, a missa foi celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Em seguida, foi feita a procissão sobre os tapetes confeccionados pelos fiéis.

"O Paraná tem um histórico de celebração de Corpus Christi. A comemoração de Curitiba é uma das maiores do mundo. Esse é um momento de renovar a fé e a esperança. Fico feliz por termos essa comemoração em todas as nossas cidades do estado”, disse Ratinho Junior, que visitou o Papa Francisco na semana passada.

Governador Ratinho Junior durante a missa de Corpus Christi, em Curitiba. (Foto: Jonathan Campos/AEN)

PREFEITO RAFAEL GRECA TAMBÉM CELEBRA O CORPUS CHRISTI

Rafael Greca e a primeira-dama Margarita acompanharam a procissão em Curitiba. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, acompanharam a passagem da procissão em frente à Prefeitura de Curitiba.  

"Essa é a maior procissão da história de Curitiba, nestes mais de 300 anos de história cristã da cidade. Margarita e eu estamos encantados, recordamos o grande triunfo que foi o congresso eucarístico de Curitiba nos anos 1960, e nos lembrando muito que o Senhor nos fortaleceu e que foi preciso passarmos essa pandemia para que a fé do povo ressurgisse de maneira tão vibrante e tão bonita”, afirmou o prefeito.  

CURITIBA  VOLTA A TER CELEBRAÇÃO PRESENCIAL NO FERIADO

Tradicional festividade católica, há dois anos o evento presencial não era realizado em função das restrições impostas pela pandemia da covid-19. Desde 2005, a procissão em Curitiba acontece na Avenida Cândido de Abreu.

Após a missa celebrada na Catedral Basílica, o Santíssimo Sacramento foi levado em procissão por aproximadamente 2 km sobre o tapete colorido de serragens produzido pelos fiéis da cidade.

Este foi um dos momentos mais especiais da procissão, onde o Corpo de Cristo sai das igrejas e vai ao encontro de todos nas ruas.

Por fim, a cerimônia do feriado de Corpus Christi foi encerrado com um show do padre Reginaldo Manzotti, do Ministério Evangelizar é Preciso, na Praça Nossa Senhora de Salette. 

(Foto: Pedro Ribas/SMCS)