Corpus Christi: praias do Paraná vão barrar a entrada de não moradores no feriado

Redação

matinhos praias feriado corpus christi

Matinhos e Pontal do Paraná, duas das principais cidades do litoral do Paraná, divulgaram que farão barreiras sanitárias durante o feriado de Corpus Christi para impedir o acesso de não moradores. A operação começa nesta quarta-feira (10), a partir das 18h, e vai até domingo (14), às 18h, para evitar um alto número de pessoas e evitar a proliferação do coronavírus.

Apesar do “fechamento”, as duas cidades não vão alterar o horário do comércio, que deverá seguir as medidas de higiene como máscaras e álcool gel. A operação, chamada de Corpus Christi, terá barreiras na PR-407, estrada das praias, PR-508, Alexandra Matinhos e a saída da balsa de Guaratuba. As ações serão feitas pela Guarda Municipal e pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A regra é basicamente uma: para entrar nos municípios, é preciso comprovante de residência ou provar que está em deslocamento para o trabalho ou para tratamento de saúde emergencial. Caso contrário, a pessoa será impedida de acessar a cidade. Ou seja, quem quiser passar algum dia do feriado na praia, não tem mais Matinhos e Pontal como opções.

“A Operação visa o maior controle e prevenção ao aumento de casos de COVID-19. O acesso será permitido mediante comprovante de residência, trabalho ou emergência médica”, informa a nota da prefeitura de Matinhos.

Já a prefeitura de Pontal divulgou o decreto de número 8.227 em seu Facebook. “Em caso de saída de morador do município e retorno dentro do período estipulado na operação, esta ocorrerá mediante protocolo (senha) e registro do deslocamento para futuro e eventual monitoramento”, completa.

Conforme os últimos boletins municipais, Matinhos registra 10 casos e dois pacientes por coronavírus. Já Pontal do Paraná tem 12 casos, três pacientes recuperados, e nenhuma morte.

FERIADO?CORPUS CHRISTI É CELEBRADO NO DIA 11 DE JUNHO

O Corpus Christi, do latim, “o corpo de Cristo”, é um feriado facultativo e uma das principais celebrações da Igreja Católica. Apesar disso, não é feriado nacional, mas sim ponto facultativo. Contudo, diversos municípios – incluindo Curitiba – tornaram a data feriado municipal.

Leia mais sobre o feriado do 11 de junho aqui.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="702955" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]