Corregedoria do CNJ investiga juízes por participação na “Vigília Lula Livre”

Francielly Azevedo

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou o levantamento de informações sobre a participação de magistrados no ato “Boa noite, presidente Lula”, na noite da última quinta-feira (21), no entorno da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A informação foi divulgada no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A determinação acontece após uma confusão entre a Vigília Lula Livre e a Polícia Militar do Paraná. Os apoiadores do ex-presidente acusaram policiais militares de uma “tentativa de despejo” na última quinta-feira. Já a PM disse que recebeu denuncias perturbação do sossego, por isso foi até o local. Um grupo de juízes participava do “Boa noite, presidente Lula”, quando o fato ocorreu.

Segundo o ministro, a Corregedoria Nacional de Justiça está alerta aos acontecimentos e adotará as providências necessárias com relação aos magistrados que, ao participarem do ato, transgrediram a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e o Código de Ética da Magistratura.

“A Corregedoria Nacional está levantando informações sobre o ato público e a participação dos magistrados no evento. Vamos verificar se houve transgressão ao previsto na Loman e no Código de Ética da Magistratura para, posteriormente, instaurar os pedidos de providências”, afirmou Humberto Martins.


O corregedor nacional recebeu um programa do ato público em que constam nomes de magistrados. A partir do documento, o ministro solicitou informações para verificar quais são os juízes que se fizeram presentes ao ato público, pois podem ter tanto juízes ativos quanto aposentados.

O gesto simbólico de “Boa noite, presidente Lula” é realizado desde os primeiros dias de detenção do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele cumpre pena de 12 anos e um mês pelo processo envolvendo o Tríplex do Guarujá.

Post anteriorPróximo post
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.