(Foto: Maxi Franzoi/AGIF/Folhapress)

Covid-19: Bandeira Laranja começa hoje em Curitiba; Veja o que muda

Conforme anúncio feito na última sexta-feira (4), pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a Bandeira Laranja ent..

Conforme anúncio feito na última sexta-feira (4), pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a Bandeira Laranja entra em vigor na cidade nesta segunda-feira (7). Na prática, alguns serviços e locais público passam a ter restrições de dias e horários de funcionamento por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O anúncio da Bandeira Laranja, veio logo depois que o município registrou um aumento na taxa de transmissão do novo coronavírus (Covid-19).  No dia 1º de setembro, Curitiba voltou a ter a taxa de replicação da Covid-19 acima de 1. “Nossa taxa de replicação passou para 1,14. Esse é o resultado do comportamento das pessoas, sendo que as consequências são para o coletivo. Porque no caso do vírus decisões individuais impactam em todos”, informou a Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Apesar do anúncio ter sido feito na última sexta-feira, o final de semana seguiu dentro regime da antiga bandeira, a Bandeira Amarela. Com isso, bares, mercados, parques e praças não tiveram restrição de funcionamento.

Por conta do tempo firme e ensolarado na capital, as equipes da GM (Guarda Municipal de Curitiba) estiveram nas ruas da cidade durante todo o final de semana para fiscalizar possíveis aglomerações. 

CONFIRA AS RESTRIÇÕES DA NOVA BANDEIRA LARANJA EM CURITIBA QUE COMEÇAM A VALER NESTA SEGUNDA-FEIRA (7)

ACADEMIAS, SALÕES E BARBEARIAS

  • Prestação de serviços não essenciais (como salões de beleza, barbearias, academias de ginástica e banho, tosa e estética de animais) não têm restrição de horário, mas não podem abrir aos domingos.

BARES

  • suspensos. Não poderão funcionar assim como atividades de entretenimento com ou sem música (casas de show, festas, teatros, circo e atividades correlatas), eventuais ou periódicas, bem como estabelecimentos destinados eventos sociais e atividades correlatas, além dos voltados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções e outros.

COMÉRCIO E SHOPPINGS

  • Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias e centros comerciais podem abrir de segunda a sábado, das 10h às 20 horas. Aos domingos, apenas delivery.
  • Shopping centers podem abrir de segunda a sábado, das 12h às 22 horas. Aos domingos, apenas delivery.

LANCHONETES, RESTAURANTES E PANIFICADORES

  • Restaurantes e lanchonetes podem abrir de segunda a sábado, até 23 horas. Após esse horário e aos domingos, apenas delivery e drive-thru.
  • Mercados, supermercados e hipermercados: de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário. Aos domingos, não podem funcionar em nenhuma modalidade de atendimento.
  • Panificadoras podem abrir de segunda a sábado, até 23 horas, e domingos, das 6h às 18h, mas é proibido o consumo no local.

FEIRAS, COMÉRCIO VAREJISTA DE HORTIFRUTI, LOJAS DE CONSTRUÇÃO E CONCESSIONÁRIAS

  • Feiras livres e de artesanato podem funcionar de segunda a sábado.
  • Comércio de produtos e alimentos para animais: de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário, sendo no domingo permitido atendimento de delivery e drive-thru;
  • Comércio varejista de hortifrutis, quitandas, mercearias, distribuidoras de bebidas, peixarias e açougues: de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário, com proibição de funcionamento aos domingos;
  • Lojas de material de construção (serviço essencial): funcionamento de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário. Aos domingos, podem funcionar nas modalidades delivery e drive-thru;
  • Concessionárias de veículos em geral: de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário, com proibição de funcionamento aos domingos;
  • O funcionamento dos parques e praças fica condicionado ao cumprimento de protocolo específico, conforme determinado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nos parques abertos, fica permitida exclusivamente a prática de atividades físicas individuais, com uso de máscaras e distanciamento mínimo da pessoa da frente de 4 (quatro) metros para caminhada, de 10 (dez) metros para corrida e de 20 (vinte) metros para bicicleta. Os parques que estão abertos são: Tingui, Barigui, Barreirinha, Tropeiros, Guairacá, Mairi, Cambuí, Mané Guarrincha, Yberê, Lago Azul, Atuba, Passaúna, Tanguá, Bacacheri, São Lourenço e Náutico.

HOTÉIS, RESORTS, POUSADAS, HOSTELS, CALLCENTER E TELEMARKETING

  • Devem operar com no máximo de 50% de sua capacidade.
  • Callcenter e telemarketing devem funcionar a partir das 9h (exceto os vinculados a serviços de saúde ou home-office, que podem funcionar com capacidade normal);

CURITIBA TEM 1.068 MORTOS PELA DOENÇA

A prefeitura de Curitiba confirmou mais 454 casos e seis mortes por covid-19 neste domingo (6), de acordo com o boletim da SMS (Secretaria Municipal da Saúde). Com isso, a capital paranaense chega a 35.786 contaminados e 1.068 óbitos.

Segundo o informe, 29.827 pessoas dos mais de 35 mil infectados já são consideradas recuperadas e 636 casos ainda estão em investigação.

A taxa de ocupação dos 349 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis é de 83%. Conforme a Secretaria, todos os pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave são internados nesses leitos.