
Covid-19: Paraná tem 518 novos casos e 18 mortes em 24 horas
Redação
13 de junho de 2020, 16:57
A Prefeitura de Curitiba publicou em edição extra do Diário Oficial, na tarde deste sábado (13), o Decreto 774-2020, que..
Ana Cláudia Freire - 13 de junho de 2020, 18:17
A Prefeitura de Curitiba publicou em edição extra do Diário Oficial, na tarde deste sábado (13), o Decreto 774-2020, que prevê novas regras para atividades comerciais e o uso do aparelho público na cidade. A intenção é aumentar o isolamento social e conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).
As informações foram divulgadas em uma live da Prefeitura, em sua página do Facebook, pela Secretária Municipal de Saúde Márcia Huçulak e a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burguer.
A secretária iniciou a live lamentando o comportamento dos curitibanos nos últimos dias, em especial, na última semana, onde os números da doença triplicaram na Capital.
"A semana toda anunciamos um crescimento do quadro da doença. Muito nos preocupou toda movimentação da sociedade curitibana, muitos nos preocupou nos 92 dias de pandemia de Curitiba, o crescimento lento e gradual da doença. O objetivo era manter a cidade isolada, o vírus não vai embora. Precisamos aprender a conviver com os vírus e a adotar medidas de precaução. Várias situações de aglomeração, desrespeito ao distanciamento social, a falta do uso de máscara, a situação de agravou dos dia 28 pra cá", afirmou a secretária.
O Decreto 774-2020 entrou em vigor hoje, mas passa a valer à zero hora de segunda-feira (15).
A secretária explicou ainda que por conta da gravidade do avanço da doença a cidade de Curitiba entrou hoje na chamada "bandeira laranja", onde há risco médio de transmissão da doença.
"Fechamos o painel de bandeiras a nossa bandeira hoje, com muita dor passou para laranja. Significa risco médio de transmissão da doença. A situação nos preocupa muito não vamos ficar assistindo dessa forma a situação crescer absurdamente e desordenadamente", desabafou Márcia Huçulak.
Segundo a secretária, a situação poderia ter sido evitada se a população de Curitiba tivesse colaborado com o isolamento social. Na próxima segunda (15), mas informações sobre as medidas serão passadas.
"Poderia ter sido evitado, infelizmente tivemos que atuar em benefício do cidadão de Curitiba. Por favor, fique em casa", pediu a secretária.
Além das novas medidas de contenção da doença anunciadas na live, a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Marion Burguer, anunciou os novos números do boletim de evolução da doença na Capital.
Nas últimas 24 horas foram registrados 59 novos casos do novo coronavírus (Covid-19), na cidade. Mais 4 mortes foram anunciadas, totalizando 78 mortes pela doença nos últimos três meses.
Ao todo, Curitiba tem hoje 1.777 casos confirmados, destes 1.263 pacientes recuperados. Há 167 pessoas internadas e 71 em UTIs.
As quatro vítimas fatais da doença apresentavam doenças crônicas e quadros de comorbidades. Eram homens e mulheres com menos de 50 anos. Dois faleceram neste sábado e outros dois nos últimos três dias.