(Foto: divulgação)

Covid: 420 mil pessoas já receberam a segunda dose da vacina em Curitiba

Em Curitiba, 420.760 pessoas receberam a segunda dose da vacina até sexta-feira (6). Outras 36.878 pessoas receberam a v..

Em Curitiba, 420.760 pessoas receberam a segunda dose da vacina até sexta-feira (6). Outras 36.878 pessoas receberam a vacina em dose única, completando esquema vacinal contra a covid. As informações foram divulgadas pela Agência de Notícias da prefeitura.

Segundo a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), a cidade aplicou, até o fim da tarde de sexta 1.524.717 unidades da vacina contra, computando-se primeira e segunda doses ou dose única.

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo governo do Paraná, 1.715.165 doses de vacina. Dessas, 1.086.348 foram para primeira dose, 590.637 para segunda dose e 38.180 doses de aplicação única. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica.

A SMS explica que a reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como por exemplo, quebra acidental de frascos.

O município tem capacidade para vacinar até 30 mil pessoas por dia e o avanço do cronograma de imunização ocorre à medida que as doses são com o envio de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao governo estadual, responsável por distribuir os lotes do imunizante aos municípios.

Efeitos da vacina na pandemia de covid em Curitiba

A prefeitura  apresentou na sexta um estudo sobre os primeiros efeitos da vacinação contra a covid na cidade. Com 75% dos moradores adultos vacinados com pelo menos uma dose do imunizante, as mortes caíram 74% e os internamentos 77%, entre a população acima de 60 anos.