Covid-19: Curitiba anuncia que ônibus só vão rodar com passageiros sentados

Redação

curitiba ônibus passageiros covid

A prefeitura de Curitiba anunciou hoje que os ônibus vão circular apenas com passageiros sentados a partir desta quinta-feira (2). Ou seja, quando o veículo chegar ao limite dos bancos, os ônibus só vão parar para desembarque. A medida, contra o avanço da covid-19 na cidade, cumpre determinação prevista no decreto 870/2020 da prefeitura de CUritiba e 4.942 do governo do Paraná.

As empresas que desrespeitarem a regra serão punidas com multa de R$ 50 por infração. De acordo com a prefeitura de Curitiba, o sistema do transporte público opera com 9,5 mil viagens por dia.

Conforme o boletim divulgado nesta tarde, Curitiba soma 152 mortes e 5.223 casos de covid-19.

FROTA DE ÔNIBUS REFORÇADA EM CURITIBA

O presidente da Urbs, empresa que administra o transporte público de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto, informou que os ônibus vão manter a programação das linhas com os reforços que vinham sendo feitos. Além disso, há ônibus reservas a postos caso seja necessário.

A expectativa é que o número de pessoas que circulam nos ônibus diminuam por causa dos decretos municipal e estadual. Vale lembrar que o decreto da quarentena estabelece o fechamento do comércio derua, shoppings, galerias, feiras, salões de beleza, academias, bares e casas noturnas.

“Com o cumprimento dos decretos, a expectativa é que tenhamos uma queda significativa no número de usuários no sistema, já que 70% deles são dos setores de comércio e serviços”, afirma presidente da Urbs.

De acordo com ele, é preciso contar com o bom senso da população e dos setores econômicos incluídos nas restrições da quarentena.

“Não temos como fiscalizar todos os passageiros, são 270 mil usuários. A população e as empresas precisam entender a gravidade da situação. Vamos monitorar diariamente o movimento no transporte coletivo e esperamos também que, após essas duas semanas, haja um escalonamento nos horários dos setores para que não tenhamos aglomeração nos horários de pico”, disse.

LINHA EXCLUSIVA PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A Urbs também confirmou que vai manter a operação da Linha Expresso Exclusivo Saúde, que entrou em funcionamento na segunda-feira (29/6). O objetivo é facilitar o transporte dos profissionais da linha de frente no combate à covid. No entanto, os horários de embarque serão alterados no fim do dia, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba.

A partir desta quinta-feira (2/7), a linha sai da praça às 18h20 e 19h20. No Terminal do Pinheirinho, serão mantidos os horários de saída em 6h e 7h. A linha é exclusiva para passageiros que trabalham em hospitais e clínicas.

Também será mantida a prioridade no embarque desses profissionais nas demais linhas da capital, mediante apresentação de documento que identifique o funcionário e a instituição onde trabalha.

Previous ArticleNext Article