Covid: Litoral do Paraná projeta verão movimentado e prepara estruturas para testagem

Redação

testagem paraná litoral covid

Com expectativa de movimento alto com o avanço da vacinação contra a covid-19, os gestores do litoral do Paraná trabalham para estruturar três centros de testagem nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, municípios que recebem o maior volume de pessoas.

Uma reunião do CISLIPA (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná) na última sexta-feira determinou o aprimoramento do centro já existente em Guaratuba, além de transferir o conhecimento sobre os processos. A cidade conta com a parceria do Instituto de Biologia Molecular do Paraná para realizar os exames e detectar eventuais infectados com o coronavírus, tendo experiências para passar aos outros municípios.

“A gente já observa um grande volume de pessoas aqui em Guaratuba e no litoral nesses feriados e vamos ter um termômetro no 7 de setembro. Temos uma expectativa de receber um grande público nesse verão com a ideia de que a população já vai estar com as duas doses e desejando por sair desse momento de quarentena”, conta Gabriel Modesto, secretário da Saúde de Guaratuba.

A cidade já conta com o aplicativo Dados do Bem, que permite que qualquer pessoa realize uma auto avaliação. A inteligência de dados analisa os sintomas e define se a pessoa tem a necessidade de fazer o exame. Com a análise, a pessoa recebe data e hora para comparecer ao posto de coleta da Secretaria Municipal da Saúde em um raio de até 15 quilômetros. Em caso de resultado positivo, a pessoa poderá indicar as pessoas com quem teve contato para também fazerem o processo pelo aplicativo.

Com a testagem e os centros de coleta, as cidades do litoral do Paraná pretendem permitir livre circulação nas praias.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="785504" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]