Receita Federal regulariza CPF pela internet e vai suspender pendências eleitorais

Angelo Sfair

rfb, receita federal, cpf, caixa auxílio emergencial, coronavoucher, corona voucher, bolsa, cpf irregular, como regularizar o cpf

A Receita Federal deve regularizar todo CPF com pendências eleitorais até esta sexta-feira (10). A alteração vai permitir que as pessoas nessa situação consigam receber o auxílio emergencial de 600 reais concedido pelo governo federal durante a pandemia do coronavírus.

A decisão foi tomada porque os cartórios eleitorais estão fechados e não haveria outra forma para regularizar o cadastro. De acordo com a Receita, foi levado em consideração o estado de calamidade instalado no país.

O temor de ficar sem o auxílio emergencial em tempos de pandemia de coronavírus fez com que muitas pessoas buscassem a unidade da Receita Federal em Curitiba para regularizar o CPF.

PENDÊNCIAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PODEM SER RESOLVIDAS INTERNET

Filas e aglomerações desnecessárias se foram em frente ao prédio nesta quarta (8) e quinta-feira (9). O delegado da Receita Federal, Marcos Vinícius Rinaldi, explica que toda regularização pode ser feita pela internet.

“Esse atendimento pode ser 100%. Não há a menor necessidade de nenhum contribuinte vir até a Receita Federal. Temos o site e, além disso, foi disponibilizado um e-mail corporativo para dúvidas e orientações”, disse o delegado.

De acordo com o Rinaldi, o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial tem apresentado instabilidades. Em alguns casos, é possível que o app aponte erros no CPF mesmo com o cadastro válido. Por isso, Marcos Rianldi aconselha que os contribuintes, antes de tudo, chequem se realmente há alguma inconsistência no cadastro.

“A primeira recomendação é que, na página inicial do site da Receita Federal, o contribuinte procure a área do CPF e consulte para ter certeza se ele está regular, ou não”, explicou.

rfb, receita federal, cpf, caixa auxílio emergencial, coronavoucher, corona voucher, bolsa, cpf irregular, como regularizar o cpf
Filas e aglomerações desnecessárias são registradas desde ontem (8) em Curitiba. (Geraldo Bubniak/AGB)

COMO REGULARIZAR O CPF?

O site da Receita Federal é o: www.rfb.gov.br. Pelo portal, há quatro canais de atendimento: Portal e-CAC, Chat RFB, Fale Conosco e Ouvidoria. As dúvidas relacionadas ao CPF podem ser solucionadas por todos os canais.

Além disso, a delegacia da 9ª Região Fiscal, que atende Paraná e Santa Catarina, também disponibilizou um e-mail para dúvidas e orientações: atendimentorfb.09@rfb.gov.br.

Previous ArticleNext Article