Cratera de 15 metros leva insegurança a moradores de Londrina

Andreza Rossini


Uma cratera, de pelo menos 15 metros, se abriu em uma rua no conjunto Santa Rita VI, na Zona Oeste de Londrina, no Norte do Paraná. O problema foi causado pelo rompimento de galerias de água da chuva e, segundo a prefeitura, não há nada que possa ser feito para recuperar as galerias.

Ela fica próxima à nascente do Ribeirão Quati. É possível ver pedaços de concreto e o dissipador de energia das redes de galerias pluviais, ao fundo da cratera. A estrutura das galerias não suportou a quantidade de água e as chuvas facilitaram a erosão de terra no local.

De acordo com o morador Eurico Domingues, só é possível passar por um pequeno espaço da rua que não está tomado pela cratera, inclusive de carro. “Medo nós temos, mas vamos fazer o quê? Temos que passar. Quando chove tem muita água, parece uma cachoeira”, afirmou em entrevista à TV Tarobá.

Representantes das secretarias municipais de Obras e Pavimentação e Meio Ambiente, Defesa Civil e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fizeram uma vistoria recente no local. A cratera vem se

Imagem: TV Tarobá
Imagem: TV Tarobá

formando há oito anos e ,devido as chuvas que atingiram o estado nos últimos dias, os moradores afirmam que ouviram novos deslizamentos de terra.

De acordo com Ronaldo Siena, chefe regional do IAP a obra de recuperação deve ser planejada com cautela. “A princípio o que nós vemos lá, é que tem que ser feito o desvio do lançamento daquela água no ponto onde era lançada: lançar abaixo daquele ponto e fazer um plano de recuperação de áreas degradadas para poder recuperar aquela área”, afirmou à TV Tarobá. “Tem que ser feita uma contenção de baixo para cima e não apenas jogar material para fechar a cratera, isso pode causar novo transtorno”, disse.

O Secretário Municipal de Obras e Pavimentação, Valmir da Silva Matos, afirmou à Tarobá que as galerias pluviais se romperam devido à instalação de um aterro em uma região mais alta, o que deixa impossível reconstruir as galerias naquele local.

Previous ArticleNext Article