Criança de cinco anos se afoga na piscina e é reanimada após 40 minutos no Paraná

Vinicius Cordeiro

criança afogada afogou paraná londrina

Uma criança de cinco anos se afogou na piscina, mas foi reanimada após 40 minutos do trabalho dos bombeiros. Ela foi encaminhada, em estado grave, ao Hospital Universitário de Londrina, no norte do Paraná. O episódio aconteceu na tarde deste domingo (23), em uma chácara da região sul da cidade.

De acordo com Jonatan Prado, tenente do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, os familiares encontraram o menino inconsciente no fundo da piscina depois do almoço. Eles mesmos começaram o processo de massagem e os socorristas deram sequência ao trabalho.

“Chegamos ao local, assumimos a reanimação e conseguimos após 40 minutos. Aí o médico conseguiu a estabilização, o menino foi entubado e entregue ao hospital”, conta o tenente.

Segundo ele, os bombeiros costumam trabalhar com a reanimação após afogamentos por até 60 minutos. Depois desse período, é declarada a morte da vítima.

“Pelo nosso protocolo, temos como resposta até uma hora de procedimento após o incidente. Após isso, caso o médico entenda que a pessoa não tem mais a possibilidade de volta, param-se os trabalhos e é constatado o óbito”, completa.

A reportagem tentou contato com o Hospital Universitário de Londrina, onde a criança está internada. Contudo, a instituição passa o estado de saúde da criança apenas aos familiares.

ALERTA PARA O FIM DE ANO

Por fim, o Corpo de Bombeiros ressalta que é preciso ficar atento nesse período de final do ano e em janeiro.

Apesar do caso não ter acontecido no litoral, é recomendado prestar atenção no ambiente aquático e sempre ficar próximo às crianças.

“O verão começou ontem e, estatisticamente, os casos aumentam. Muitas pessoas vão para piscinas, rios e também crescem as buscas”, finaliza o tenente.

Previous ArticleNext Article