Cronograma para vacinar pessoas com comorbidades muda. Veja como ficou

Redação

cronograma de vacinação contra a covid-19 para comorbidades muda em Curitiba

Houve alteração no cronograma de vacinação e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba informou nesta quarta (5)  que começará nesta quinta (6) a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em parte do grupo de pessoas com comorbidades: os pacientes de hemodiálise e as pessoas com deficiência permanente com Benefício de Prestação Continuada. Veja abaixo as datas e os horários.

Segundo a prefeitura, a previsão inicial era fazer, ao mesmo tempo, a imunização contra a covid-19 para gestantes e puérperas, conforme estabelecido no Plano Nacional de Imunização. Mas-, com o anúncio do governo do Estado, nesta terça-feira (4/5), de usar doses deste grupo para antecipar a imunização de professores, o cronograma do município precisou ser ajustado.

“Nossos cronogramas seguem rigorosamente a determinação do Plano Nacional, com controle de primeira e segunda doses para cada grupo imunizado. Fomos surpreendidos com esse anúncio de antecipação de fase, o que diminuiu nossa quantidade de doses previstas”, explica Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.

Com menos doses, atrasa cronograma de vacinação de gestantes

O governo do Estado recebeu nesta semana 424.260 doses de vacinas Pfizer e Astrazeneca contra a covid-19. Mas Curitiba receberá apenas as 32.760 mil da Pfizer destinadas pelo Ministério da Saúde à capital. O município previa receber mais outras cerca de 32 mil doses do imunizante Astrazeneca, podendo assim avançar no cronograma de  imunização também com o grupo de gestantes e puérperas.

As 32.760 doses da Pfizer serão usadas para Curitiba concluir a vacinação de profissionais de saúde, o primeiro dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização, e também uma parte para a vacinação desses grupos iniciais de comorbidades (pacientes renais de hemodiálise e pessoas com deficiência intelectual institucionalizados).

“Precisamos avançar, mas com a responsabilidade de seguir o Plano Nacional e também de forma que não falte o imunizante certo para completar o esquema vacinal dos curitibanos”, disse Márcia.

Como será a vacinação de pessoas com comorbidades nos próximos dias

Pessoas com deficiência com BPC

Quinta e sexta-feira (6 e 7 de maio): o cronograma prevê vacinar cerca de 6.500 pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lista de pessoas que se enquadram nesta condição de comorbidades será fornecida pela Fundação de Ação Social às unidades de saúde de Curitiba.

Local: a pessoa com deficiência com BPC deve procurar qualquer um dos pontos de vacinação contra covid (lista abaixo), exceto Pavilhão da Cura (Barigui), Ouvidor Pardinho e Centro de Referência, Esportes e Atividade Física (Creaf) do Guaíra, que estarão vacinando exclusivamente profissionais de saúde.

Pacientes de hemodiálise

Quinta, sexta e sábado (5, 6 e 7 de maio): a vacinação deste grupo das comorbidades será feita por equipes de saúde diretamente nas clínicas, nos três turnos. A estimativa é imunizar cerca de 1.200 pessoas.

Profissionais de Saúde

Quinta, sexta e sábado (5, 6 e 7 de maio): a vacinação contra a covid-19 deste grupo prioritário dos profissionais de saúde deve ser finalizada nos próximos dias. A imunização para este público é apenas mediante agendamento enviado pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.

Local: Pavilhão da Cura (Barigui), Ouvidor Pardinho e Centro de Referência, Esportes e Atividade Física (Creaf) do Guaíra, conforme agendamento enviado pelo celular.

Repescagem de idoso

Quinta e sexta-feira (5 e 6 de maio): o cronograma prevê vacinar pessoas com 60 anos ou mais e aquelas que completarão 60 anos até 30 de junho de 2021 e não conseguiram se vacinar até esta quarta-feira (5/5) poderão procurar os pontos de vacinação (com exceção do Pavilhão da Cura no Barigui, Creaf no Guaíra e Ouvidor Pardinho)

 

Pontos de vacinação contra a covid-19

– Para pessoas com deficiência permanente entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC)
– Repescagem de idosos com 60 anos ou mais e daqueles que completarão 60 anos até 30 de junho de 2021:

LOCAIS FIXOS
Quinta e sexta-feira (6 e 7/5)
Das 8h às 17h

1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui

2 – US Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

3 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

4 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5 – US Fernando de Noronha
Rua João Mequetti, 389 – Santa Cândida

6 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

7 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

8 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

9 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

10 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

11 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

12 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

13 – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

14 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

15 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

16 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

DRIVE-THRU (apenas para pessoas com dificuldade de locomoção)
Das 8h30 às 16h30
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

Para profissionais de saúde, mediante agendamento enviado pelo app Saúde Já:

Quinta, sexta e sábado (6 a 8/5) e segunda e terça (10 e 11/5)
1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

3 – Centro de Referência, esportes e atividade física
Rua Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra

 

Leia também: Não ousem contestar, diz Bolsonaro em recado ao STF de que irá barrar eventual lockdown nos estados

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="762303" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]