Curitiba abre cadastro online para vagas em creches

São ofertadas 15,3 mil vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou Centros de Educação Infantil (CEIs), para crianças de zero a 3 anos.

Redação - 16 de fevereiro de 2022, 14:39

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A Prefeitura de Curitiba abriu nesta semana cadastramento online para vagas em creches da rede municipal de ensino.

Conforme a Secretaria Municipal da Educação, são ofertadas 15,3 mil vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou Centros de Educação Infantil (CEIs), para crianças de zero a 3 anos.

As famílias que tem interesse em uma vaga precisam fazer o cadastro online. Para preencher o cadastro, a criança precisa ter CPF. Basta inserir os dados, escolher cinco opções de unidade e aguardar um contato da Educação pelo e-mail cadastrado.

O cadastro havia sido suspenso temporariamente no final de novembro. O procedimento é necessário para que seja feita a distribuição e priorização de vagas das crianças já cadastradas. Feito esse procedimento, ele é reaberto, no início do ano letivo, ainda de acordo com a prefeitura.

As famílias que não tiverem computador ou smartphone, ou ainda possuem alguma dificuldade com a internet, podem fazer o cadastro no Núcleo Regional da Educação, nas Ruas da Cidadania, onde haverá equipamento e orientação disponíveis.

“O cadastro não significa a efetivação da matrícula. Esse processo será concluído posteriormente pelo município, quando for feita a confirmação da vaga pelos responsáveis, na própria unidade de ensino”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Kelen Patrícia Collarino.

“A partir do pré, com 4 anos de idade, não é preciso preencher o cadastro on-line, pois a rede tem vagas disponíveis a qualquer momento do ano letivo”, completa Kelen.

Balanço da educação infantil de Curitiba

A Educação tem realizado estratégias para ampliar o atendimento na educação infantil nos últimos anos, e elevou o número de vagas de 45 mil para mais de 51,4 mil, segundo a prefeitura.

Foram entregues à população 25 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Agora a cidade conta com 230 unidades próprias, além dos contratados.

Em 2021 a administração municipal ampliou para 115 o número de Centros de Educação Infantil contratados. Foram contratadas mais 824 novas vagas para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos de idade, resultado de contratos firmados com 25 novos CEIs para prestação de serviços educacionais.