Geral
Curitiba abre cadastro online para vagas em creches

Curitiba abre cadastro online para vagas em creches

São ofertadas 15,3 mil vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou Centros de Educação Infantil (CEIs), para crianças de zero a 3 anos.

Redação - quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022 - 14:39

A Prefeitura de Curitiba abriu nesta semana cadastramento online para vagas em creches da rede municipal de ensino.

Conforme a Secretaria Municipal da Educação, são ofertadas 15,3 mil vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou Centros de Educação Infantil (CEIs), para crianças de zero a 3 anos.

As famílias que tem interesse em uma vaga precisam fazer o cadastro online. Para preencher o cadastro, a criança precisa ter CPF. Basta inserir os dados, escolher cinco opções de unidade e aguardar um contato da Educação pelo e-mail cadastrado.

O cadastro havia sido suspenso temporariamente no final de novembro. O procedimento é necessário para que seja feita a distribuição e priorização de vagas das crianças já cadastradas. Feito esse procedimento, ele é reaberto, no início do ano letivo, ainda de acordo com a prefeitura.

As famílias que não tiverem computador ou smartphone, ou ainda possuem alguma dificuldade com a internet, podem fazer o cadastro no Núcleo Regional da Educação, nas Ruas da Cidadania, onde haverá equipamento e orientação disponíveis.

“O cadastro não significa a efetivação da matrícula. Esse processo será concluído posteriormente pelo município, quando for feita a confirmação da vaga pelos responsáveis, na própria unidade de ensino”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Kelen Patrícia Collarino.

“A partir do pré, com 4 anos de idade, não é preciso preencher o cadastro on-line, pois a rede tem vagas disponíveis a qualquer momento do ano letivo”, completa Kelen.

Balanço da educação infantil de Curitiba

A Educação tem realizado estratégias para ampliar o atendimento na educação infantil nos últimos anos, e elevou o número de vagas de 45 mil para mais de 51,4 mil, segundo a prefeitura.

Foram entregues à população 25 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Agora a cidade conta com 230 unidades próprias, além dos contratados.

Em 2021 a administração municipal ampliou para 115 o número de Centros de Educação Infantil contratados. Foram contratadas mais 824 novas vagas para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos de idade, resultado de contratos firmados com 25 novos CEIs para prestação de serviços educacionais.

Compartilhe