Sob bandeira vermelha contra o coronavírus, Curitiba faz aniversário de 328 anos nesta segunda-feira (29). No dia 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores para instalação da Vila, como exigiam as normas portuguesas. Ali foi fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que viria a se chamar Curitiba em 1721.
Segundo a prefeitura, a cidade viveu extrema pobreza até 1812, quando se tornou ponto estratégico dos tropeiros. Agora, em 2021, a capital do Paraná vive o momento mais preocupante da pandemia de covid-19, a pior crise sanitária do século. O balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta que 171.209 moradores foram infectados com o coronavírus. Destes, 3.750 morreram.
O que mais preocupa são os 513 leitos UTI ocupados. O sistema de Saúde vive o maior caos já registrado, com chances de reais de ter falta de remédios e colapso total, momento classificado pelos gestores públicos quando alguém morrer sem qualquer tipo assistência. Tentando evitar isso, o prefeito Rafael Greca determinou restrições para controlar a transmissão da covid.
Devido à Páscoa, celebrada no próximo final de semana, o comércio (delivery e drive thru) e shoppings (delivery) podem funcionar, mas sem atendimentos presenciais. Isso tudo após todas as atividades não essenciais terem ficado fechadas por 15 dias, de acordo com o decreto mais pesado até o momento.
CURITIBA FAZ ANIVERSÁRIO DE 328 ANOS EM MEIO À CRISE DE COVID-19
Confira matérias relacionadas ao momento crítico vivido em Curitiba:
- SOCIEDADE NÃO ESTÁ SE ADAPTANDO À COVID, DIZ SECRETÁRIA DA SAÚDE
- PESQUISADORES DA UFPR APONTAM QUE NÃO HOUVE LOCKDOWN, MAS QUE RESTRIÇÕES DA BANDEIRA VERMELHA SURTIRAM EFEITO
COMEMORAÇÃO VIRTUAL
O aniversário de 328 anos de Curitiba teve programação especial da prefeitura. Foram montados diversos eventos virtuais para evitar aglomerações e atividades presenciais.
Nesta segunda-feira (29), às 11h, o hino de Curitiba é tocado pela Camerata Antíqua. Depois, às 15h, serão as crianças e adolescentes do projeto de musicalização MusicaR que vão entoar a canção.
No fim da tarde, às 18 horas, será exibida uma edição de imagens das apresentações ao vivo do Auto da Fundação de Curitiba.
Vale lembrar que a exposição fotográfica virtual “Curitiba do Amanhecer ao Anoitecer”, do fotógrafo Daniel Castellano, está disponível no Facebook da Fundação Cultural desde o último sábado.