Curitiba terá retorno das aulas presenciais em escolas particulares

Jorge de Sousa

Curitiba terá retorno das aulas presenciais em escolas particulares

A Prefeitura de Curitiba autorizou nesta terça-feira (17) o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares do município. Apenas as atividades para crianças de até dez anos foram liberadas.

Dessa forma, as escolas particulares poderão realizar aulas presenciais para alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Dentro os protocolos previstos pela Prefeitura de Curitiba estão o distanciamento social entre os alunos na sala de aula e demais espaços de convivência, higienização das mãos e atividades escalonadas.

Também será obrigatório que os pais comuniquem as escolas particulares em caso de sintomas da Covid-19 nas crianças.

A decisão da Prefeitura de Curitiba atende pedido do Sinepe-PR (Sindicato do Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná) e listou algumas justificativas para o deferimento da solicitação:

  • Experiência internacional de retomada das aulas, em especial pelos países encararem o serviço essencial e de baixo risco. Documento ainda cita que não houve aumento na curva de contaminações na Alemanha, Dinamarca e Suécia;
  • Que o índice de transmissão em crianças é seis ou sete menor do que em adultos, porque a transmissão da Covid-19 seria maior quando existe a presença de sintomas e mais de 90% das crianças são assintomáticas;
  • Não é sustentável aguardar á disponibilização das vacinas e que mesmo quando elas forem dispostas, os grupos de riscos terão prioridade na imunização;
  • Cita também que crianças de dez anos têm maiores dificuldades no ensino à distância. Ainda aponta estudo epidemiológico que aponta que o fechamento das escolas estaria relacionado ao aumento na taxa de gravidez, no uso de drogas e no comportamento violento.

Vale lembrar que a decisão não impacta na retomada das aulas presenciais nas escolas públicas municipais, com o decreto vigente apontando que até o dia 30 de novembro não haverá retorno dessas atividades.

LEIA MAIS: Hospitais que atendem pelo SUS suspendem cirurgias eletivas e reservam leitos para Covid-19

Previous ArticleNext Article